Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
ADOPÇÃO DE SERVIÇO DE BIOMETRIA FACIAL PARA AUTORIZAÇÃO DE CRÉDITOS BANCÁRIOS PARA FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Manuel António Dos Santos, Orlando Zacarias

Última alteração: 2025-06-20

Resumo


Introdução

O uso de sistemas biométricos tem se expandido significativamente na área de sistemas de informação, principalmente como alternativa para reforçar a segurança e autenticação de identidades. No sector bancário, essas tecnologias estão a ser adoptadas para reduzir fraudes e aumentar a confiança dos usuários (Agidi, 2018).

Objectivos

O Uso do sistema de reconhecimento fácil como método de autenticação (Lovisotto et al., 2017), pode ser adoptado para validar a autenticação do processo de autorização de créditos bancários a Funcionários e Agentes de Estado (FAE) em Moçambique. Esta pesquisa inclui também a implementação de uma plataforma que, com recurso  a biometria facial, busca garantir a validação da identidade dos beneficiários (Lourenço, 2009). 

Metodologia

Tomando uma abordagem qualitativa conjugada da revisão bibliográfica sobre a biometria facial e sua aplicação na validação de identidade, são entrevistados funcionários do estado, gestores de crédito nas instituições financeiras e outros funcionários bancários que lidam com esta matéria; tendo em vista o desenho, implementação e prototipagem da plataforma desenvolvida nesta pesquisa, seguida da testagem de usabilidade. Utilizando a GAP Analysis framework, serão realizadas análises comparativas entre a situação actual e o desejado.

Resultados

Com a criação de uma plataforma segura, confiável e fiável no acesso ao serviço de crédito bancário, espera-se que esta contribua para redução do nível de burocracia, flexibilizando desta forma a disponibilização dos recursos financeiros requisitados.

Conclusões

A pesquisa perimirá compreender os sistemas biométricos e reconhecimento facial, além de contribuir para modernizar a concessão de créditos bancários em Moçambique, aumentando a segurança e eficiência.

Palavras-Chave: Biometria Facial, Funcionários Públicos, Créditos Bancários, Segurança

Referências

Agidi, R. C. (2018). Biometrics: The Future of Banking and a Financial Service Industry in Nigeria. I.J. of Electronics and Information Engineering, 9(2), pp.91-105.

Lovisotto  G, Malik. R., Sluganovic I., Roeschlin M., Trueman. P. & Martinovic I (2017). Mobile Biometrics in Financial Services: A Five Factor Franework. University of Oxford.

Lourenço, G. F. (2009). Reforço da Segurança das Biométricas utilizando Codificação. Lisboa: Universidade Tecnica de Lisboa.