Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
ADOPÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS SECTOR PÚBLICO EM MOÇAMBIQUE
Ketmia Matilde Mahangue, Jose Nhampossa

Última alteração: 2025-06-20

Resumo


Introdução

Desde o início do século XXI, a mudança organizacional tornou-se inevitável, exigindo gestão eficaz (Miguel, 2024). Em Moçambique, instituições públicas enfrentam desafios na adopção de soluções tecnológicas devido à burocracia e resistência à mudança (Zerezghi, 2023). Este estudo propõe uma estratégia para implementar metodologias ágeis, ajustada ao contexto do sector público moçambicano, com vista a melhorar a eficiência na prestação de serviços.

Objectivos:

Definir uma estratégia para adopção de metodologias ágeis na implementação de soluções tecnológicas adaptadas ao sector público em Moçambique, promovendo maior agilidade e eficácia nos processos.

Metodologia:

A pesquisa qualitativa utiliza o estudo de caso (Denzin & Lincoln, 2011), analisando cinco projectos do Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças. A recolha de dados envolve consulta documental, entrevistas semi-estruturadas e análise organizacional com base na Teoria Organizacional (Yin, 2015).

Resultados

O estudo identificará elementos-chave para a adopção bem-sucedida de metodologias ágeis no sector público, incluindo práticas que mitigam burocracia e resistência à mudança, promovendo implementações tecnológicas eficazes.

Conclusões

A revisão da literatura irá estabelecer uma base sólida sobre metodologias ágeis e sua aplicação no sector público. O estudo servirá como guia para selecionar metodologias ágeis adequadas ao contexto moçambicano, facilitando a implementação de soluções tecnológicas.

Palavras-Chave: Metodologias Ágeis, Administração Pública, Soluções Tecnológicas, Resistência à Mudança, Transformação Digital.

Referências:

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research. 4ª edição. SAGE Publications.

Miguel, A. (2024). Gestão Moderna de Projectos- Melhores Técnicas e Práticas, 9ª edição actualizada. Lisboa: FCA.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos, 5ª edição. Porto Alegre: Bookman.

Zerezghi, Y. (2023). Challenges in adopting agile methodology in public organizations IT project management – A systematic literature review. Tese Mestrado. Universidade Estocolmo.