Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE NOVOS COLABORADORES NO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E O PAPEL DA LIDERANÇA. Estudo de caso na Agência Prestige do Millennium BIM – Cidade de Maputo
moises melo cassilote, Laurina Mario Mario

Última alteração: 2025-06-06

Resumo


L. Mário1/ laurinamario@gmail.com

M. Cassilote1/ moisescasssilote01@gmail.com

1Departamento de Psicologia – Faculdade de Educação – Universidade Eduardo Mondlane – Cidade de Maputo.

Introdução: As práticas de gestão de colaboradores que podem efectivamente contribuir para a realização dos objectivos organizacionais, estão os programas de socialização com destaque para o acolhimento e integração de novos colaboradores. Objectivo: Analisar a influência do processo de acolhimento e integração de novos colaboradores no comprometimento organizacional e o papel da liderança na Agência Prestige do Millennium BIM. Metodológicos, optou-se por uma abordagem quantitativa, aplicada, exploratória e estudo de caso, onde participaram 32 colaboradores, optidos via amostragem por conveniência. Os dados foram coletados com recurso a um inquérito por questionário estruturado, sendo analisados em pacote estatístico SPSS (29). Da estatística descritiva, buscou-se a média e frequência, e da estatística inferencial, os coeficientes de correlação, regressão múltipla e ANOVA. Resultados: ficou demonstrado a correlação positiva e significativa entre a socialização (destaque para a dimensão acolhimento e integração) e o comprometimento organizacional (sobretudo o comprometimento normativo e de continuidade) (r=0,485; p=0,005; rparcial=0,521; p=0,003), bem como ficou evidente a influência da liderança na socialização organizacional (r=0,383; p=0,031). Os níveis de comprometimento organizacional dos colaboradores variaram em função do sexo, nível acadêmico e tempo de serviço. Por fim, a regressão múltipla pôde explicar 59% de variabilidade no comprometimento organizacional baseando-se na socialização e nas variáveis sociodemográficas e profissionais. Conclusões: Todas as sete dimensões do constructo socialização organizacional mostraram-se relevantes para as práticas de socialização na Agência Prestige do Millennium BIM com destaque para as dimensões acolhimento e integração, proficiência no desempenho e linguagem organizacional.

Palavras-chave: acolhimento e integração; liderança; comprometimento organizacional.