Última alteração: 2025-06-06
Resumo
B. Langa1 / benildelanga74@gmail.com
M. Cuambe1 / mellycuambe@gmail.com
M. Cassilote1 / moisescassilote01@gmail.com
N. Chichava1 / nayankachichava@gmail.com
N. Malauene1 / nttpalmira@gmail.com
1Departamento de Psicologia – Faculdade de Educação – Universidade Eduardo Mondlane.
Introdução: com o crescimento urbano os espaços externos de brincar e lazer infantil foram substituídos por outro tipo de ocupações e espaços mais privados, sem foco no desenvolvimento integral da criança. Muitas vezes, os novos espaços a surgirem, são mistos, ou seja, pensados para pessoas adultas e é colocado um equipamento lúdicos sem as especificações necessários para atender a cada criança. Com isso, as crianças acabam optando por brincadeiras virtuais e televisão. Objectivo: Mapear os espaços externos de brincar vs. Lazer infantil público e privado no município de Maputo. Metodologia: a pesquisa adoptará uma abordagem qualitativa e quantitativa com maior relevo para a qualitativa, aplicada, descritiva e estudo de caso. Para a recolha de dados, adotar-se-á um questionário sociodemográfico, um questionário com perguntas fechadas, um guião de observação e um guião de entrevista. A amostra será de 30 lideres locais nos diferentes bairros do município de Maputo, e o pessoal da vereação municipal, tendo em conta ao tipo de amostragem por conveniência. Em termos de resultados esperados: identificados os espaços externos de brincar vs. lazer infantil público existentes no município de Maputo; descritos os equipamentos lúdicos existentes nos espaços externos de brincar vs. lazer infantil do município de Maputo; elaborados o diagrama dos espaços externos de brincar vs. lazer infantil público e privado no município de Maputo e a Proposta de guia de adaptação de espaços externos de brincar vs lazer infantil inclusivos.
Palavras-chave: brincar, espaços externos de brincar, lazer infantil.