Última alteração: 2025-07-18
Resumo
Contextualização
África, assim como Moçambique, é marcada pela tradição oral. Antes da afirmação da literatura escrita e do surgimento das elites letradas, os nossos antepassados criavam histórias populares para explicar a origem do mundo e do homem, e, também, para preservar a identidade cultural das comunidades orais. Actualmente, a interacção entre as gerações antigas e actuais reduziu bastante, o que tem resultado na perda de valores que, anteriormente, eram transmitidos de geração em geração, entre outras formas, a partir de textos da literatura oral.
Objectivos
Pretende-se, com este estudo, compreender a influência das tecnologias digitais na transmissão de saberes orais em Moçambique; reflectir sobre a influência das tecnologias digitais na transmissão de saberes orais em Moçambique, questionando até que ponto elas representam uma oportunidade para preservar e divulgar a tradição oral moçambicana.
Metodologia
O estudo baseia-se uma pesquisa exploratória, com base bibliográfica em que serão discutidos conceitos sobre a oralidade, a importância da tradição oral em Moçambique e a relação entre as tecnologias digitais e a literatura oral. A pesquisa bibliográfica incluirá livros e artigos que servirão de base para sustentar a nossa argumentação, podendo-se citar autores como Finnegan (2012), Leite (1998), Rosário (1989), Silva, Ziviani & Ghezzi (2019), Rio & Nicolaides (2019).
Resultados
A pesquisa revelou que as tecnologias digitais podem contribuir para a divulgação e preservação da tradição oral.
Conclusão
Concluiu-se, preliminarmente, que as tecnologias digitais representam uma oportunidade para divulgar e preservar a tradição oral, servindo como aliadas na consciencialização dos jovens sobre a necessidade de resgatar esses valores culturais.
Palavras-chave: tradição oral, literatura oral, tecnologias digitais, oralidade.