Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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CO-DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS PADRONIZADOS PARA A PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO A NÍVEL LOCAL
Ivan Bruno de Morais José Mutacate, Zeferino Saugene

Última alteração: 2025-06-13

Resumo


CO-DESIGN DE PRODUTOS DIGITAIS PADRONIZADOS PARA A PLANIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO A NÍVEL LOCAL
I. Mutacate¹, Z. Saugene²
¹Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Matemática e Informática, Moçambique, Cidade de Maputo, ivanbruno222@gmail.com
²Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Matemática e Informática, Moçambique, Cidade de Maputo, zeferino.saugene@gmail.com

Introdução/contextualização: A descentralização da planificação educacional em Moçambique transferiu para os professores a responsabilidade de adaptar os planos curriculares às realidades das suas turmas. Este processo ocorreu, em muitos casos, em contextos marcados por limitações técnicas, escassez de recursos e elevado rácio professor-aluno. Observou-se que, embora exista espaço formal para personalização pedagógica, faltam mecanismos eficazes e acessíveis de apoio. Soluções digitais existentes não foram, em geral, concebidas com envolvimento directo dos professores.

Objectivos: A pesquisa teve como objectivo identificar variáveis sociais, técnicas e pedagógicas relevantes para a modelação de produtos digitais padronizados de apoio à planificação educacional local. Buscou-se analisar práticas existentes, lacunas e possibilidades de co-design com os professores.

Metodologia: Adoptou-se uma abordagem de pesquisa-acção. Participaram 20 professores do Ensino Primário no Distrito de Manica, seleccionados com base na diversidade de experiências. A recolha de dados incluiu análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observações e grupos de discussão. As actividades seguiram um ciclo participativo, com diagnóstico inicial, levantamento de requisitos e co-criação de propostas.

Resultados: Foram identificados desafios recorrentes na planificação de aulas, especialmente na articulação entre níveis institucionais. Desenvolveram-se propostas iniciais de produtos digitais, com base em sessões colaborativas com os professores. Identificaram-se também práticas locais próximas do co-design, embora não nomeadas como tal.

Conclusões: A primeira iteração da pesquisa indicou que o envolvimento dos professores na concepção de soluções pode contribuir para maior adequação às necessidades reais. A experiência reforçou o potencial do co-design como abordagem relevante em contextos educacionais com recursos limitados.

Palavras-chave: co-design, planificação, tecnologias educacionais, pesquisa-acção