Última alteração: 2025-07-08
Resumo
Introdução: O Tétano neonatal (TNN) continua sendo um problema de saúde pública nos países de média e baixa renda. A vigilância do TNN em muitos países ainda não está bem estabelecida e a incidência da doença não é conhecida com precisão. Realizámos este estudo com objectivo de avaliar o sistema de vigilância de tétano neonatal em Moçambique, entre 2019 e 2023.
Métodos: A avaliação seguiu as diretrizes do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças e incluiu análise descritiva dos atributos aceitabilidade e qualidade de dados utilizando a base de dados de vigilância de TNN como fonte de informação e o Microsoft Excel foi usado para análise. A aceitabilidade foi avaliada verificando a proporção de distritos com casos notificados, considerando ≥ 90% aceitável. A qualidade dos dados foi avaliada usando dois critérios, a completude dos campos das variáveis obrigatórias nos casos suspeitos considerando ≥ 90% boa qualidade e discrepância entre as variáveis existentes na base de dados e ficha de investigação, considerando boa qualidade se todas variáveis da base corresponderem às da ficha de investigação. O atributo foi classificado como boa qualidade se atender ambos critérios, média se apenas um e baixa se nenhum.
Resultados: O sistema de vigilância do TNN, no atributo aceitabilidade, verificou-se que 86,3% dos distritos notificaram casos. A qualidade dos dados foi considerada média com completude dos campos de 92%, e foram identificados 14 variáveis na base de dados que não constam na ficha de investigação.
Conclusões: O sistema de vigilância do TNN em Moçambique revelou fragilidades na aceitabilidade e na qualidade dos dados, evidenciando a necessidade de intervenções prioritárias para capacitar e responsabilizar os técnicos, visando aprimorar a qualidade das informações reportadas.
Palavras-chave: Sistema de vigilância, tétano neonatal, Moçambique, qualidade