Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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ACESSO AO FINANCIMENTO: IMPACTO NA PRODUTIVIDADE DOS NEGÓCIOS INFORMAIS DO MERCADO DE CHIBUTO DE 2021-2024
Lívia Deolinda de Albino Zuanda, Stiven Sarmento Jose Massingue, Nelson Maria Rosario

Última alteração: 2025-07-12

Resumo


Resumo

INTRODUÇÃO: A pesquisa buscou analisar todas as fontes de financiamento e a acessibilidade que os vendedores informais do mercado de Chibuto têm de obter o mesmo, tendo tido como referencia o financiamento dado pelo governo. OBJECTIVOS: para fazer face a problemática da pesquisa o objectivo geral foi analisar as políticas de financiamento dos vendedores informais do Mercado de Chibuto com o intuito de apurar o impacto do financiamento na produtividade dos negócios informais do Mercado de Chibuto, no período de 2021 á 2024.   METODOLOGIA: a pesquisa foi qualitativa e quantitativa, teve como método de levantamento de dados a recolha de dados primários, que consistiu em entrevistar os vendedores informais e permitiu ter uma visão das condições de trabalho dos mesmos. Para apurar os resultados, foi feita a tabulação das informações e a criação de gráficos por meio da ferramenta Excel da Microsoft. RESULTADOS: a pesquisa mostrou que a principal fonte de financiamento adoptada pelos vendedores informais é a ROSCA com uma percentagem de 41%, a possibilidade de inadimplência com 38% é o elemento principal que faz com que os vendedores não busquem por financiamento junto Microfinanças e Bancos Comercias, apontou em 100% que as políticas de financiamento do governo são ineficazes, tendo sido o principal factor a falta de informações com 29% e a falta de conhecimento da real situação do Mercado por parte do Governo com 29%, 27% dos vendedores afirma que o financiamento obtido pelos vendedores tem por finalidade a ampliação de Stock e alavancar o negócio em períodos de recessão com 63%. CONCLUSÕES: os vendedores informais têm acesso limitado as varias fontes de financiamento, o que influencia negativamente em suas actividades comerciais e impede o desenvolvimento dos seus negócios, fazendo com que sua produtividade mantenha constante por longos períodos ou obtendo ligeiras diminuições e aumentos.

Palavras-chave: Financiamento, Mercado, Vendedores Informais, Negócios Informais.