Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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LIDERANÇA E DESEMPENHO EMPRESARIAL DA INDÚSTRIA HOTELEIRA EM MOÇAMBIQUE
Joao Gove Junior

Última alteração: 2025-06-06

Resumo


INTRODUÇÃO. A liderança é um tema que interessa ao sector de turismo, particularmente à hotelaria, que vem passando por processo de reestruturação e transformação contínua, constituindo uma área de estudo dominante na literatura organizacional e gerencial da actualidade. OBJECTIVO. O estudo procurou identificar as relações entre os estilos de liderança e o desempenho empresarial da indústria hoteleira em Moçambique, buscando elementos para a gestão eficaz e, consequente, melhoria do desempenho. METODOLOGIA. Para a realização da pesquisa, de carácter descritivo e de abordagem quantitativa, foram utilizados dois instrumentos, um sobre liderança, contendo 28 indicadores, respondido por funcionários sem cargo de direcção ou chefia, adaptado do instrumento Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) 6S Form, e outro sobre desempenho hoteleiro, contendo 26 indicadores, dentre eles: taxa de ocupação, diária média, duração média de estadia, desempenho geral e sobre a qualidade dos serviços prestados, este respondido pelos gestores. Os dados foram analisados através da aplicação das técnicas estatísticas de análise factorial, análise de correlação e análise de regressão múltipla. Foi realizado levantamento de dados através de questionários a 124 funcionários de diversas áreas operacionais e a 23 gestores de hotéis, nas três principais cidades moçambicanas, Maputo, Beira e Nampula. RESULTADOS. Como principais resultados encontrados, foram identificadas sete dimensões latentes de liderança, com variância total explicada de 79,7%. Também foi encontrada uma relação causal mostrando que duas dimensões latentes de liderança explicam (R2) 28,7% do desempenho empresarial dos hotéis pesquisados, sendo que a dimensão da gestão por excepção influencia negativamente o desempenho hoteleiro (β = -0,38), e a dimensão da influência idealizada (carisma) influencia positivamente o desempenho hoteleiro (β = 0,36). CONCLUSÃO. Conclui-se que o estilo de liderança predominante na indústria hoteleira em Moçambique é a carismática (influência idealizada), explicada em 41,6% na análise factorial; conclui-se também que a liderança influenciam no desempenho empresarial da hotelaria moçambicana.

 

 

Palavras-chave: Liderança; Desempenho empresarial; Hotelaria moçambicana.