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INFLUÊNCIA DAS INFRA-ESTRUTURAS ESCOLARES E COMUNITÁRIAS NA PERMANÊNCIA ESCOLAR DA RAPARIGA NA ESCOLA SECUNDÁRIA JOAQUIM CHISSANO
Edna Umbelina Saúde

Última alteração: 2025-06-30

Resumo


Introdução: A permanência escolar ganha relevância quando se percebe que conhecer os factores da desistência escolar não é suficiente para entender os factores que contribuem para que os alunos tenham um percurso escolar ininterrupto.

Objectivo: Este artigo buscou analisar a influência das infra-estruturas escolares e comunitárias na permanência escolar da rapariga na Escola Secundaria Joaquim Chissano, no distrito de Boane.

Metodologia: A abordagem qualitativa e o estudo de caso único orientaram a realização da pesquisa realizada. A recolha de dados consistiu no uso combinado das técnicas de levantamento documental, observação simples, entrevista semi-estruturada e discussão em grupo focal. A amostra de pesquisa foi composta por dois gestores escolares, seis membros do Conselho de escola, seis raparigas que abandonaram a escola e oito raparigas em permanência escolar.

Resultados: O percurso escolar das raparigas é heterogéneo, sendo caracterizados por continuidades e interrupções, bem como por constrangimentos que tornam a permanência escolar um desafio que deve ser superado diariamente. A Escola Secundária Joaquim Chissano e a comunidade do distrito de Boane possuem infra-estruturas deficitárias quanto ao saneamento do meio, fornecimento de água e energia eléctrica, transporte, no entanto as raparigas possuem a percepção que as mesmas atendem relativamente às suas exigências enquanto mulheres. As raparigas enfrentaram desafios no acesso a essas infra-estruturadas, na medida em que nem sempre encontravam facilmente água potável para consumo, corrente eléctrica para circularem em segurança, saneamento básico para satisfação das suas necessidades, meio de transporte para seu deslocamento, o que tornou a sua permanência escolar uma questão que exigiu a sua resistência.

Conclusões: Infere-se que as infra-estruturas escolares e comunitárias influenciam a permanência escolar das raparigas, na medida em que permite que estas continuem a ter acesso a serviços básicos ajuda na superação de eventos que ameaçam a regularidade da sua trajectória escolar.

 

Palavras-chave: Abandono escolar, permanência escolar, infra-estrutura, percepção.