Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO DO EMPODERAMENTO FEMININO NA CONSTRUÇÃO DA CARREIRA ALCOÓLICA ENTRE RAPARIGAS BENEFICIÁRIAS EM KACHAMANCULO
Mineia Fernando Caliano Meque Cordeiro

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


Resumo

Contexto: Programas de empoderamento caracterizam os processos de desenvolvimento quando as mulheres são as beneficiárias no país. Os efeitos manifestos dessas intervenções têm sido destaque, sendo que pouco se disse até então acerca dos seus efeitos latentes.

Objectivo: Este trabalho tem o objectivo de analisar a influência do projecto de empoderamento Incubadora Social no consumo de bebidas alcoólicas entre raparigas no distrito de Kalhamanculo.

Metodologia: Foi aplicada uma abordagem qualitativa e o método compreensivo, combinando com as técnicas de levantamento documental, entrevistas semi-estruturadas e discussão em grupo focal para a recolha de dados. Por meio da amostragem intencional, foram seleccionados 3 responsáveis pelo Incubadora Social, 4 colaboradores locais 10 raparigas beneficiárias consumidoras e não consumidoras de bebidas alcoólicas.

Resultados: Com base na análise do conteúdo, os resultados mostram que o percurso de consumo de bebidas alcoólicas entre as raparigas beneficiárias varia entre carreiras contínuas e descontínuas, iniciadas antes, durante ou após a implementação do Incubadora Social. Este projecto consistiu na educação e capacitação sócio-económica das raparigas beneficiárias, aumentando suas capacidades e autonomia na tomada de decisões sobre aspectos relacionados com a sua vida pessoal e familiar, geração de rendimento, busca por oportunidades de inserção social e profissional. Para além destes efeitos, o Incubadora Social serviu de espaço de sociabilidade, o que possibilitou as raparigas beneficiárias iniciarem e progredirem no consumo de bebidas alcoólicas. A descontinuidade do projecto gerou crise identitária no seio das beneficiárias, fazendo com que algumas delas buscassem no consumo de bebidas alcoólicas o refúgio para a crise que enfrentaram.

Conclusões: Conclui-se que o Incubadora Social contribuiu de forma latente para a construção da carreira alcoólica entre as raparigas, na medida em que algumas se socializaram em redes alcoólicas e outras buscaram no álcool recurso alternativo para a crise identitária resultante do encerramento do projecto.

 

Palavras-chave: Empoderamento, efeito latente, bebidas alcoólicas, carreira alcoólica.