Última alteração: 2025-07-14
Resumo
INTRODUÇÃO/CONTEXTUALIZAÇÃO
Em Moçambique, o algodão é cultivado principalmente em sequeiro e como cultura pura, facilitando seu maneio no campo. No entanto, enfrenta perdas de rendimento entre 50% a 70% devido a pragas e doenças, cuja acção é intensificada pela baixa diversidade cultural nos campos.OBJECTIVOSAvaliar o impacto do cultivo consociado de amendoim (Arachis hypogaea L.) e Lab-lab (Dolichos lab-lab) na produtividade e na incidência de pragas na cultura do algodão (Gossypium hirsutum L.).
METODOLOGIA
O estudo foi conduzido no campo experimental da Faculdade de Ciências Agronómicas da Universidade Católica de Moçambique, na província do Niassa, durante a campanha agrícola 2023/2024. O ensaio consistiu em três tratamentos: algodão puro, algodão + lab-lab e algodão + amendoim, num delineamento de blocos completos casualizados (DBCC), com três repetições e um esquema unifatorial. Avaliaram-se a infestação por pragas e o rendimento do algodão (kg/ha). Os dados foram submetidos ao teste de normalidade, análise de variância a 5% e teste de Tukey.RESULTADOSHouve diferenças significativas no rendimento, com destaque para o sistema algodão + amendoim (1769,319 kg/ha), seguido de algodão + lab-lab (909,932 kg/ha), sendo o sistema de cultivo puro o de menor rendimento (783,3908 kg/ha). As pragas mais abundantes foram Aphis gossypii, Emposca fascialis e Diparopsis castanea, com maiorinfestação observada no sistema de cultivo puro. Não se verificaram diferenças estatísticas significativas entre os dois sistemas consociados.
CONCLUSÕES
O sistema de cultivo puro apresentou maior infestação por pragas em relação aos consociados. Entre as pragas mais prevalentes destacaram-se Aphis gossypii, Emposca fascialis e Diparopsis castanea. Os resultados do estudo sugerem que, pode-se recomendar aos produtores, a consociação entre o algodão + amendoim pois mostrou-se viável para aumentar a produtividade e reduzir a incidência de pragas.
PALAVRAS CHAVE: Algodão (Gossypium hirsutum L.), sistemas de cultivos, Pragas, Produtividade.