Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
PAPEL DOS FUNDOS DE PENSÕES NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO EM MOÇAMBIQUE
Vitorina Dos Santos Henrique Massango, Vitorina Dos Santos Henrique Massango

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


Vitorina Massango

Universidade Eduardo Mondlane - Faculdade de Economia

Moçambique - Maputo

E-mail: vitorinamassango@gmail.com

 

Resumo

1. Introdução

Os fundos de pensões, além de proporcionarem estabilidade financeira para os beneficiários, são também uma importante fonte de financiamento para as economias nacionais e são dos maiores investidores institucionais a nível mundial, pois possuem elevados volumes de capital para investir (Tomás, 2024).

2. Objectivos

O objectivo principal é analisar o impacto dos fundos de pensões no crescimento económico dos países em desenvolvimento com enfoque Moçambique. Em específico o estudo procura mensurar a influência que o fundo de pensões tem no crescimento da economia Moçambicana e em alguns países selecionados em vias de desenvolvimento.

3. Metodologia

Para o efeito, foram recolhidas observações através de dados em painel e séries temporais e, através de diversos testes estatísticos e análises comparativas, será analisado o efeito de todas as variáveis independentes na variável dependente. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa com base na aplicação dos modelos econométricos de Regressão de linear e Equações de Estimação Generalizadas (GEE).

4. Resultados

Os resultados são satisfatórios e encorajadores, dado que todas as estimativas sob os dois métodos são positivas, indicando uma relação média positiva a longo prazo entre fundos de pensão e crescimento económico.

5. Conclusão

Foram apresentados os resultados dos nossos testes dos modelos econométricos os quais sugerem que os investimentos dos fundos de pensão têm uma contribuição positiva e estatisticamente significativa para o crescimento económico, destacando seu papel estratégico no desenvolvimento financeiro e produtivo do país. A pesquisa favorece o financiamento dos fundos de pensões como resposta ao desafio do investimento. Posto isto, deve-se alertar que nem todos os países têm a infraestrutura administrativa e organizacional necessária para desenvolver fundos de pensões bem-sucedidos (Holzmann e Hinz 2005), pelo que é necessária uma preparação cuidadosa antes de lançar tal reforma da segurança social.

Palavras-Chave: Fundo de Pensões, Crescimento Económico, Produto Interno Bruto, Moçambique.