Última alteração: 2025-07-17
Resumo
R. F. Augustoa
Z. Saugeneb
aUniversidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Ciências, Moçambique, Maputo, rajabelaugusto@uem.ac.mz
bUniversidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Ciências, Moçambique, Maputo, zsaugene@gmail.com
Introdução
No âmbito da modernização e construção de infraestruturas resilientes, o Banco Central de Moçambique realizou reformas significativas no Sistema Nacional de Pagamentos (SNP). Como parte dessas iniciativas, desde 2017, foi conduzida a implementação do Sistema de Transferência e Liquidação Interbancária em Tempo Real (RTGS), que entrou em funcionamento em 2023. O processo de implementação do projecto foi inicialmente caracterizado por um período de instabilidade da plataforma RTGS, devido a desafios como a falta de ajustes tecnológicos adequados e mudanças nas equipes técnicas envolvidas. Diante deste cenário, torna-se necessário avaliar como o projecto RTGS foi implementado no sistema financeiro moçambicano.
Objectivos
Avaliar a implementação do sistema RTGS no âmbito da modernização do SNP em Moçambique com foco nas oportunidades geradas, os desafios enfrentados e as respectivas causas.
Metodologia
O trabalho fará um estudo exploratório, partindo de uma abordagem qualitativa que irá permitir avaliar a implementação do projecto com recurso ao modelo ITPOSMO. Como estratégia de pesquisa, será utilizado o estudo de caso n Instituições do sector financeiro e a recolha de dados será realizada por triangulação das técnicas análise documental, questionários e entrevistas.
Resultados
Espera-se obter uma avaliação abrangente da implementação do RTGS em Moçambique, identificando oportunidades, desafios e os factores que originaram os constrangimentos.
Conclusões
A aplicação do modelo ITPOSMO permitirá efectuar uma avaliação da implementação do projecto, ao explorar o grau de convergência entre os pressupostos estratégicos inicialmente definidos e os níveis de execução efectivamente alcançados em cada um dos domínios.
Espera-se que o estudo forneça recomendações sólidas derivadas dos principais achados, com o intuito de orientar futuras implementações de modernização tecnológica no sector financeiro.
Palavras-chaves: RTGS, Sistema Financeiro, ITPOSMO