Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
USO DE VÍDEO-AULA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA – UMA POSSIBILIDADE DE APLICAÇAODAS TIC’S AO SERVIÇO DA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO 1º E 3º ANOS NA UNIVERSIDADE LICUNGO-EXTENSÃO DA BEIRA
Samuel Paulino Salicuchepa

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Este trabalho refere-se a uma experiência aplicada a um grupo de estudos com estudantes do 1º e 3º anos da mesma Instituição com o objectivo de implementar o Uso de Vídeo-aula como um método para aprender qualquer conteúdo. A pesquisa tinha como tema “Uso de vídeo-aula para o ensino da matemática – uma possibilidade de aplicação das TIC’S ao serviço da Educação. A mesma teve como objectivo geral analisar e discutir as possibilidades que o Vídeo-aula oferece para aprender e construir conhecimentos científicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. E os seguintes objectivos específicos: Reconhecer a contribuição do vídeo-aula como uma alternativa para auxiliar na compreensão do conhecimento matemático; Identificar as dificuldades dos estudantes na resolução de integrais por substituição simples, integrais por parte e integrais por substituição trigonométrica antes de estudo dos conteúdos visados com recurso a vídeo-aula; Verificar as habilidades e competências dos estudantes que possuem face a resolução de integrais por substituição simples, integração por parte e integração por substituição trigonométrica após o estudo dos conteúdos visados com recurso a vídeo-aula. Para a realização desta pesquisa, foi usada pelo autor uma metodologia experimental, que consistiu em práticas de ensino, realizando actividades com estudantes, tendo como base teórica para consecução dessas actividades, a teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky. Com aplicação desta metodologia, notou-se uma certa evolução dos estudantes no domínio dos conteúdos visados e manifestação de grande interesse dos mesmos na aprendizagem de Matemática. Assim, podemos afirmar que a metodologia de aprender com recurso ao Vídeo-aula propicia uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos estudantes, o que contribui para o sucesso escolar.

Palavras-chave: Uso de Vídeo-aula. Ensino da Matemática. Aprendizagem Significativa. TIC’s.