Última alteração: 2025-06-05
Resumo
O presente estudo investiga a percepção dos docentes sobre o impacto de cursos acreditados na melhoria de qualidade de ensino e aprendizagem no ensino superior. O objectivo principal é compreender a visão dos docentes sobre o impacto de cursos acreditados no processo de ensino e aprendizagem na Universidade Eduardo Mondlane. Essas visões foram exploradas usando uma abordagem de estudo de caso através de entrevistas semiestruturadas com 42 docentes de 4 Cursos de Licenciatura acreditados, a saber: Curso de Medicina Veterinária, Curso de Medicina, Curso Organização e Gestão da Educação e Curso de Engenharia. Os resultados do estudo revelam que a acreditação influencia a maioria das actividades dos docentes, desde a planificação da aula até a avaliação dos resultados do ensino e aprendizagem das suas turmas. Argumentamos que a influência da acreditação contribui significativamente para a melhorar a qualidade do ensino, aprendizagem e a pesquisa e extensão, pilares fundamentais no exercício profissional docente.
Palavras-Chave: impacto, Acreditação, ensino-aprendizagem, UEM.