Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
IMPACTO DO PENSAMENTO ESTRATÉGICO, PLANEAMENTO E INOVAÇÃO NO DESEMPENHO EMPRESARIAL (PMES) MOÇAMBICANO
V. A. Mavie, M. Sibia, I. Joaquim, N. Cavele, Z. Nhumaio, A. A. Adeniji

Última alteração: 2025-07-14

Resumo


Introdução

O desempenho das Pequenas e Médias Empresas está fortemente ligado à adopção de pensamento estratégico, planeamento estruturado e inovação contínua. Em Moçambique, a volatilidade do mercado, restrições de recursos e acesso limitado à tecnologia exigem abordagens estratégicas para garantir competitividade e sustentabilidade.

Objectivo

O principal objectivo é medir o efeito do pensamento estratégico, planeamento e inovação no desempenho das Pequenas Médias Empresas moçambicanas.

Metodologia

Foi realizada uma pesquisa quantitativa com questionários aplicados aos donos e gestores seniores de 286 Pequenas e Médias Empresas moçambicanas. A população da amostra foi de 16.645 empresas e usou-se a base de dados do Instituto Nacional de Estatística de 2021. Foi feita uma análise factorial para determinar os elementos das variáveis independentes com efeito estatisticamente siginificativo no desmepnho e regressão linear múltipla para determinar o efeito das variáveis independentes no desempenho das pequenas e médias empresas moçambicanas.

Resultados

Os resultados da pesquisa mostram uma associação positiva e significativa entre pensamento estratégico, planeamento e inovação com o desempenho das pequenas e médias empresas moçambicanas, demonstrando que empresas que adotam essas práticas tendem a obter maior satisfação dos clientes e melhores resultados financeiros.

Conclusões

Os resultados reforçam a importância de políticas públicas e iniciativas institucionais para fortalecer as capacidades estratégicas das Pequenas e Médias Empresas, melhorando o ambiente de negócios, promovendo acesso à formação, tecnologia e recursos. Tais medidas são fundamentais para o desenvolvimento econômico nacional e a sustentabilidade do setor empresarial em Moçambique.

Palavras-chaves: Pensamento Estratégico, Inovação, Desempenho Organizacional, Competitividade Empresarial.