Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
MARKETING DIGITAL NA ATRACÇÃO DE CLIENTES PARA O SECTOR TURÍSTICO DA ILHA DE INHACA
Juscelina Carla Maria Guirengane Quembo

Última alteração: 2025-06-27

Resumo


Introdução: O turismo global tem vindo a registar uma transformação significativa impulsionada pelo advento do marketing digital. A crescente digitalização do mercado exige que os negócios locais adoptem práticas inovadoras para aumentar sua visibilidade e competitividade.

Objetivo: Este artigo investiga a influência do marketing digital sobre a atração de clientes para o sector turístico da Ilha de Inhaca, com enfoque nas MPMEs.

Contextualização: Considerando os desafios e oportunidades próprias da economia insular, o estudo analisa o uso de ferramentas digitais como redes sociais, motores de busca, websites otimizados e gestão de relacionamento online com o cliente. A pesquisa basea-se na Teoria do comportamento do consumidor (Kotler e Keller, 2013), analisando como diferentes factores e ferramentas contribuem para a atracção de clientes para o sector turístico na Ilha de Inhaca.

Metodologia: A pesquisa adopta uma abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica e análise documental de dados secundários relacionados ao turismo com maior incidência na Ilha de Inhaca, uma análise geral ao ecossistema empreendedor da Ilha, e práticas de marketing digital.

Resultados: Os resultados indicam que os negócios que adoptam estratégias digitais eficazes conseguem alcançar e fidelizar novos clientes. Identifica-se ainda que o acesso à formação digital, políticas públicas de apoio e infraestrutura tecnológica são factores críticos para o sucesso dessas iniciativas.

Conclusão: O estudo reforça a importância do marketing digital como catalisador da atratividade turística e propõe recomendações para pesquisa assim como para empreendedores, decisores públicos e parceiros institucionais. A cooperação entre os diferentes actores e o investimento em competências digitais são cruciais para o desenvolvimento sustentável do turismo na Ilha de Inhaca.

 

Palavras-chave: Marketing Digital, Atração de Clientes, Turismo, Ilha de Inhaca.