Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO DE INOVAÇÕES DIGITAIS NA MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE DADOS NO SECTOR DA EDUCAÇÃO
C. A. Maculuve, Z. Saugene

Última alteração: 2025-06-20

Resumo


Introdução

A gestão de dados na educação refere-se à capacidade de armazenar, processar, disponibilizar e utilizar informações geradas pelos diversos actores envolvidos no sector. Nos últimos anos, tem ganhado destaque um campo emergente de discussão denominado Data-Driven Education (Educação Orientada por Dados), que propõe um modelo de gestão baseado na interpretação sistemática de dados com o objectivo de melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, Moçambique enfrenta sérios desafios nesse domínio, marcados pela fragmentação das informações, utilização de processos manuais e excessivamente burocráticos, o que compromete a eficiência da gestão no sector da educação. Esses entraves resultam em decisões tomadas com base em estimativas imprecisas, gerando ineficiências administrativas e dificultando a personalização do ensino para atender às necessidades específicas de alunos e professores. Diante desse cenário, a pesquisa procurou investigar como a integração de inovações digitais pode modernizar a gestão de dados com vistas a aumentar a eficiência e a precisão na tomada de decisões administrativas e pedagógicas no sector da educação moçambicano.

 

Objectivos

Compreender a integração de inovações digitais emergentes na gestão de dados e as estratégias para sua adopção eficaz no setor da educação, visando aprimorar a tomada de decisões administrativas e pedagógicas

Metodologia

O estudo adoptou uma abordagem mista, fundamentando-se na pesquisa-ação. Para sua realização, conduziu-se uma revisão integrativa da literatura, complementada pela aplicação de questionários a professores, técnicos pedagógicos e diretores até ao nível distrital, além da análise documental e bibliográfica.

Resultados e conclusões

Considerando o sector da educação como uma organização, é fundamental, a partir da escola, adoptar uma arquitetura da informação estruturada em quatro níveis: operacional, do conhecimento, administrativo e estratégico. Com base nessa arquitetura, devem ser desenvolvidas aplicações alinhadas às necessidades específicas de cada nível, incorporando ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para apoiar a tomada de decisões estratégicas e automatizar processos operacionais.

Palavras-chave: Inovações digitais, Data-Driven Education, gestão de dados