Última alteração: 2025-07-18
Resumo
Contextualização
O Hemangiopericitoma é uma neoplasia de origem mensequimal, rara e altamente vascularizada, que afecta o tecido subcutâneo e origina- se a partir dos pericitos, que são células localizadas ao redor dos vasos sanguíneos. Em cães, a neoplasia representa 1% dos tumores que afectam os tecidos moles. A etiologia ainda é pouco compreendida, porém, existem evidências que associam a ocorrência aos seguintes factores: trissomias 2, idade e porte do animal. Ocorre com frequência nos membros locomotores, especialmente nas regiões do cotovelo e joelho.
Objectivo
Relatar os achados clínicos, terapêuticos e histopatológicos de hemangiopericitoma em um cão.
Metodologia
Foi seleccionado um cão, macho, inteiro, sem raça definida, 6 anos de idade, com histórico de nódulo no membro posterior direito, há 6 meses.
Resultados
Ao exame físico, foi observada uma neoformação aderida a articulação tibiotársica, com 6 cm de diâmetro, consistência firme, bordas irregulares, sem sinais de dor ou claudicação. Os exames complementares realizados foram o hemograma e radiografia, que não evidenciaram alterações significativas. O tratamento foi cirúrgico (nodulectomia) e a amostra foi encaminhada para análise histopatológica na Secção de Anatómia Patológica. O exame revelou camadas de células fusiformes dispostas de forma concêntrica ao redor de um vaso central, padrão compatível ao hemangiopericitoma canino do subtipo perivascular.
Conclusão
O tratamento cirúrgico foi eficaz. O acompanhamento clínico do paciente durante oito meses, não revelou recidiva da neoplasia. O presente caso clinico, reforça a relevância da avaliação histopatológica para a obtenção do diagnóstico definitivo e da abordagem cirúrgica precoce para o tratamento do hemangiopericitoma.
Palavras-chave: Cirurgia, hemangiopericitoma canino, histopatologia, neoplasia vascular.