Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
Performance de crescimento de frangos alimentados com dietas com inclusão de farinha de grilo
Jescka Aleixo, Beatriz Tavares, Custódio Bila, Susana S. P. Alves, Elisabete Figueiredo, André Garcia, Madalena Lordelo, Margarida R. G. Maia, André M. de Almeida

Última alteração: 2025-07-11

Resumo


Introdução/contextualização

Os aumentos do custo da soja, da pressão ambiental, da população mundial e da insegurança alimentar, têm impulsionado a procura de soluções alternativas para a alimentação animal. Os insectos surgem como uma opção promissora devido ao menor impacto ambiental e à capacidade de bioconverter resíduos agro-alimentares, promovendo uma economia circular. O grilo comum (Acheta domesticus) destaca-se pelo seu alto valor nutricional, surgindo como uma possível fonte proteica alternativa e sustentável para a alimentação de monogástricos.

Objectivo

Avaliar o potencial da farinha de grilo como fonte proteica na alimentação de frangos de carne.

Metodologia

Setenta e dois pintos machos Ross 308, com um dia de idade foram alojados em gaiolas, em grupos de dois, e as gaiolas aleatoriamente distribuídas por três dietas isoproteicas e isoenergéticas com incorporação de 0% (C, controlo), 5% (G5) e 10% (G10) de farinha de grilo (n = 12), fornecidas ad libitum, durante 35 dias. Registou-se, semanalmente, o peso vivo e o consumo de alimento para calcular o ganho médio diário e o índice de conversão. A análise estatística foi realizada com o modelo linear generalizado do software SAS, considerando a gaiola como unidade experimental e o efeito fixo da dieta.

Resultados

A inclusão de farinha de grilo na dieta de frangos a 5% ou 10% não teve qualquer efeito negativo no peso vivo final, ganho médio diário, consumo de alimento ou no índice de conversão alimentar (p > 0,05) dos frangos, comparativamente aos alimentados com a dieta controlo. No entanto, observou-se uma tendência para os frangos alimentados com farinha de grilo apresentarem maior peso final (p = 0,079) e maior ganho médio diário (p = 0,081).

Conclusão

Os resultados demonstraram que nas nossas condições a farinha de grilo poderá ser incluída até 10% nas dietas de frangos de carne sem comprometer a performance de crescimento.

Palavras-chave: Insectos, Matérias-primas alternativas, Fontes de proteína, Sustentabilidade.