Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
Avaliação do Impacto do uso das Tecnologias Digitais na capacitação das pequenas e médias empresas em Moçambique: Caso do Promove Comércio UNIDO
Alexandre Miguel Mabasso

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Alexandre Miguel Mabasso

RESUMO

As tecnologias digitais se afiguram relevantes para o sector empresarial. Um exemplo ilustrativo é o Projecto Promove Comércio Unido que visa melhorar o ambiente de negócio, comércio e maior competitividade entre as pequenas e médias empresas.  Diante desta constatação, o presente trabalho pretendeu avaliar o impacto do Promove Comércio UNIDO na promoção do uso das transformações digitais nas pequenas e médias empresas em Moçambique. Para à sua elaboração, foi adoptada a abordagem qualitativa, com recurso à entrevista semi-estruturada e análise documental como técnicas de recolha de dados. A amostra do estudo foi de 15 participantes, incluindo gestor e beneficiários projecto. Para à sua selecção, recorreu-se a amostragem intencional. Do estudo realizado, conclui-se que, as acções realizadas pelo projecto Promove Comércio - UNIDO na promoção do uso das transformações digitais nas pequenas e médias empresas em Moçambique são várias, podendo se destacar as seguintes: capacitação em comércio digital, incubação e inovação tecnológica e, sensibilização e inclusão digital. Por outro lado, conclui-se que as estratégias adotadas pelo projecto Promove Comércio - UNIDO consistem na diversificação de conteúdos e formatos, presencial e virtual como forma de alcançar-se diferente tipo de público, sobretudo a que se encontra fora da província de Maputo. Por fim, conclui-se que o projecto Promove Comércio - UNIDO trouxe um impacto positivo nas pequenas e médias empresas pois as pequenas e médias empresas registaram melhoria em termos das competências digitais, absorção de novas ferramentas digitais e melhoria do desempenho profissional sobretudo aquando do Covid-19.

Palavras-chave: Avaliação; Tecnologias Digitais e Pequenas e Médias Empresas