Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Introdução: O acesso universal à saúde é reconhecido globalmente como um dos pilares para a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Sendo crucial para o bem-estar das populações e para o progresso socioeconômico. No contexto moçambicano, o Sistema Nacional de Saúde enfrenta uma série de desafios complexos, particularmente no que concerne à gestão eficaz de medicamentos. Para mitigar essas dificuldades e optimizar a cadeia de suprimentos farmacêuticos, a Central de Medicamentos e Artigos Médicos implementou o Sistema de Informação de Medicamentos e Artigos Médicos, com o objectivo de modernizar os processos logísticos, o incremento da rastreabilidade e disponibilidade de dados dos produtos em tempo real. Contudo, o nível do seu desempenho e efectividade continuam não conhecidos, dado que o sistema ainda não foi submetido a uma avaliação abrangente, o que justifica a necessidade deste estudo.
Objectivo: Com esse pressuposto, a pesquisa visa avaliar o desempenho do Sistema de Informação de Medicamentos e Artigos Médicos, especificamente no período entre Março de 2024 e Fevereiro de 2025.
Método: A pesquisa foi delineada como aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem mista e predominância qualitativa. Utilizou-se o estudo de caso, com colheita de dados por questionários (abertos e fechados), entrevistas, observação sistemática e análise documental. Os dados quantitativos foram tratados no Excel com estatística descritiva, e os qualitativos, por análise de conteúdo.
Resultados: Espera-se obter um diagnóstico do desempenho do sistema, identificando factores como qualidade da internet, adequação dos equipamentos, qualificação dos utilizadores e eficiência técnica. Serão analisados também tempo de resposta, confiabilidade, integração e usabilidade. A pesquisa deverá indicar fragilidades e propor recomendações para aprimorar a gestão logística.
Conclusões: A avaliação permitirá classificar o desempenho do sistema em níveis (alto, médio ou baixo), fornecendo subsídios para decisões estratégicas da Central de Medicamentos e Artigos Médicos.
Palavras-chave: Sistema de Informação; Avaliação de Desempenho; Gestão de Medicamentos; Artigos Médicos.