Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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ANÁLISE DOS CANAIS E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA SOJA NO DISTRITO DE GURUÉ (2022–2023)
Wilson Alves Neves, Alex Orlando Ndava, Joana Matusse Joaquim

Última alteração: 2025-07-19

Resumo


ANÁLISE DOS CANAIS E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA SOJA NO DISTRITO DE GURUÉ (2022–2023)

W. Neves[1]

A. Ndava[2]

J. Joaquim[3]

Resumo

Introdução

A soja (Glycine max) é uma cultura relevante em Moçambique, especialmente no distrito de Gurué, província da Zambézia, principal polo de produção nacional.

Objectivos

O estudo visou analisar os canais e as margens de comercialização da soja no período 2022–2023, com ênfase na eficiência do sistema e nas principais dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Metodologias

Foram inquiridos 55 produtores familiares e 40 comerciantes, sendo 10 compradores concentradores, 20 grossistas e 10 retalhistas, utilizando amostragem não probabilística por bola de neve e por conveniência.

Resultados
Os canais identificados são curtos e desorganizados, com forte actuação dos compradores concentradores que, ao adquirirem a soja directamente dos produtores, reduzem a participação de intermediários e comprimem as margens dos pequenos comerciantes. Observou-se um mercado oligopsônio, com baixa capacidade de negociação por parte dos produtores, que enfrentam preços impostos. A variação de preços observada foi: produtores (25,00–28,00 MZN/kg), grossistas (30,00–33,00 MZN/kg) e retalhistas (35,00–37,00 MZN/kg). As margens líquidas variaram entre 87% e 89% do valor final pago pelo consumidor. A baixa escolaridade e o uso limitado de tecnologia agravam a vulnerabilidade dos produtores.

Conclusão
Os canais são curtos, mas desorganizados, e favorecem compradores concentradores. Produtores enfrentam dificuldades de negociação e preços impostos. Recomenda-se a criação de mecanismos reguladores, incentivo à mecanização, diferenciação de preços por nível da cadeia e fortalecimento das associações locais, visando maior justiça na distribuição das margens e inclusão produtiva.

Palavras-chave: Eficiência mercadológica, Cadeia produtiva, Margens de comercialização, Preços da soja.


[1] Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, Departamento de Agricultura, Moçambique, Chibuto, wilsonalvesneves10@gmail.com

[2]Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, Departamento de Agricultura, Moçambique, Chibuto, alexndava92@gmail,com

[3] Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto, Departamento de Agricultura, Moçambique, Chibuto, joanamatusse@yahoo.com.br