Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO E CLÍNICO DOS PACIENTES COM INFECÇÕES ODONTOGÉNICA INTERNADOS NO HOSPITAL PROVINCIAL DE TETE, 2018 A 2023
Margarida Raúl Domingos

Última alteração: 2025-07-04

Resumo


Introdução: As doenças orais estão entre as doenças não transmissíveis (DNT) mais comuns e podem afectar as pessoas ao longo da sua vida, causando dor, desfiguração e até mesmo a morte. As infecções odontogénicas, representam uma preocupação de saúde pública a nivel mundial, em Africa e em Moçambique,  não só pela morbidade dos pacientes mas pelos elevados custos hospitalares no tratamento, pelo que urge a necessidade de conhecer o  seu perfil de forma a  apoiar na tomada de medidas de controlo.

Objectivo: Analisar o perfíl socidemográfico e  clínico das infecções odontogénicas em pacientes internados no serviço de cirurgia Oro-Maxilo-Facial do Hospital Provincial de Tete, entre 2018 a 2023.

Metodologia: trata-se de um estudo observacional transversal realizado, onde foram colhidos dados sociodemográficos e clínicos dos pacientes internados a partir de dados dos processos clinicos e analisados com recurso ao software SPSS v20, tendo usado o teste qui-quadrado para verificar a existência da associação entre  as variáveis de interesse  a um nível de significância P <0,05.

Resultados: De 2018 a 2023 foram internados 105 pacientes com infecções odontogénicas, com uma mediana de 27,5 anos (mínimo=4 e máximo=70), 33% na faixa etária dos 20-29 anos , 57% do sexo masculino e 73% residentes na cidade de tete. Os abcessos constituiram a infecção mais frequente (55%).As infecções estavam localizadas na manbibula (69%),  com origem periapical, envolvendo os terceiros molares (41%).  O tempo médio de internamento de 10 dias e 96% tiveram alta. Pacientes maiores de 18 anos tiveram probabilidade de permanencerem internados por um periodo superior a 7 dias (P=0,003).

Conclusões: A maioria das infecções foi registada em homens e jovens, estavam localizadas na mandibula, com origem periapical e os terceiros molares foram os dentes mais implicados. Medidas de prevençao devem ser implementadas para reduzir as infecções odontogénicas.

Palavras Chave: infecção odontogénica, perfil clínico, perfil sociodemográfico, província de Tete