Última alteração: 2025-07-15
Resumo
Resumo
INTRODUÇÃO: a pesquisa visou abordar a temática da inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem no ensino Superior, na qual teve por em enfoque a Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto. OBJECTIVOS: O objectivo geral foi analisar a percepção, conhecimento, uso e contributo percebido pelos estudantes sobre Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem, para poder fazer face ao desejado, a pesquisa tem por objetivos específicos determinar as percecções e impacto da Inteligência Artificial, aferir o conhecimento e aplicação, mensurar o grau de utilização e descrever os benefícios e desafios do uso da Inteligência Artificial no processo de ensino e aprendizagem. METODOGIA: a pesquisa foi de caracter qualitativa e quantitativa e com objectivo descritivo. Quanto aos procedimentos técnicos foi usada a pesquisa documental e estudo de caso, na qual inquiriu-se por meio de um questionário digital com 41 perguntas e entrevistou-se os estudantes da Instituição. RESULTUDOS: feita análise numa amostra de 163 estudantes a pesquisa demostrou que 99.4% dos inquiridos conhece a Inteligência Artificial, 57.1% classifica o uso da Inteligência Artificial como positiva na educação, 83.2% representa o pico da percentagem dos estudantes que já usaram uma das ferramentas, 35.6% acredita totalmente que a ferramenta torna a aprendizagem melhor, 69.3% afirmam que a Inteligência Artificial melhorou seu desempenho académico, a vantagem que tem maior percentagem é a de feedback em tempo real com uma percentagem de 45.4% em contrapartida a maior percentagem dos riscos e dos desafios do uso da ferramenta é de 68.1% que refere-se a dependência excessiva da tecnologia. CONCLUSÕES: os estudantes percebem as Inteligências artificiais como positivas no processo de ensino e aprendizagem, têm pouco conhecimento e aplicação da Inteligência Artificial, porém, utilizam diariamente e o principal desafio e benefício da Ferramenta são a dependência excessiva e feedback em tempo real, respectivamente.
Palavras chave: Inteligência Artificial, Ensino, Aprendizagem