Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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CAMINHOS DE FERRO E O DESENVOLVIMENTO DE MOÇAMBIQUE: LINHA MARRACUENE-MANHIÇA 1914-1960
Shelsia Agostinho Ngulele

Última alteração: 2025-07-22

Resumo


Introdução/contextualizaçãoEste artigo debruça-se sobre a construção dos Caminhos de Ferro em Moçambique e a sua relação com o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique. O trabalho centra-se especificamente na linha Marracuene-Manhiça, uma linha secundaria que com o passar dos anos mostrou-se muito benéfica para o governo colonial o que fez com que passasse para uma linha primaria.Objetivos:
  • Descrever a evolução da linha Marracuene-Manhiça.
  • Compreender o contributo da Linha Marracuene-Manhiça no desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
  • Explicar como a Linha tornou-se importante no sistema colonial português.
Metodologia Pesquisa bibliográfica e documental, uso de relatórios anuais e estudos feitos para a construção da linha, livros de diversos autores como o Alfredo de Lima.ResultadosOs Caminhos de Ferro desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, tendo sido pioneiro na construção de cidades e vilas, no desenvolvimento agrícola de algumas regiões. A linha Marracuene Manhiça foi construída depois de muita insistência por parte da população, uma vez que enfrentavam algumas dificuldades no transporte terrestre, esta linha trouxe soluções agradáveis para os residentes da região e posteriormente chamou mais atenção do governo colonial.Conclusão Os Caminhos de Ferro tiveram uma grande influencia no desenvolvimento de Moçambique ate hoje os frutos dessa linha são visíveis. A linha Marracuene-Manhiça teria facilitado a construção de infraestruturas por onde a linha passava, facilitou o escoamento de matérias primas e produtos agrícolas para algumas regiões de difícil acesso.A linha Marracuene Manhiça foi muito importante no desenvolvimento da região, teria impulsionado a produção agrícola e a construção de infraestruturas, esta linha também teria se mostrado importante na ligação com a Rodésia do Sul.Palavras chaves: Caminhos de Ferro, Desenvolvimento Socioeconómico, Linha Marracuene-Manhiça