Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Introdução: O Vírus da Imunodeficiência Humana tipo 1 (HIV-1) é responsável pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA), uma condição que resulta na deterioração progressiva do sistema imune, comprometendo a capacidade do organismo de combater infecções. Nesse sentido, existem diversas pesquisas científicas em busca da cura de SIDA e resultados recentes sugerem que o Dolutegravir (DTG) e Lamivudina (3TC) pode ser um regime de tratamento eficaz, seguro e mais tolerado.
Objectivo: Este estudo, avaliou por meio de uma revisão bibliográfica a eficácia, segurança e tolerabilidade do DTG/3TC em comparação com regimes triplos (DTG/3TC + ABC/TDF) para o tratamento de pacientes com HIV-1.Seguindo as directrizes do PRISMA, abrangendo as bases de dados de renome como: PubMed e Science Direct. E para análise quantitativa forma incluídos 6 estudos.
Metodologia e resultados: O Método de Bucher (método de comparação indirecta de tratamento) sugere que o DTG/3TC é um regime de tratamento de não inferioridade em termos de eficácia aos regimes de tratamento triplos (DTG/3TC+ABC/TDF).
Ademais, o regime DTG/3TC mostrou-se vantajoso em termos de segurança e tolerabilidade, com uma menor incidência de eventos adversos relatados com uma diferença estatisticamente significativa, (p=0,0) e (p=0,006) até às semanas 48 e 144 respectivamente.
Conclusão: o regime de duas drogas DTG/3TC oferece eficácia comparável e durável com menos eventos adversos e menos descontinuações devidos eventos adversos versos (DTG/3TC+ABC/TDF) durante 48 e 144 semanas, respectivamente. A ausência de TDF no DTG/3TC reduz o risco de nefrotoxicidade associada ao tratamento. Esses dados comparativos de longo suportam o valor terapêutico de DTG/3TC em pacientes portadores de HIV-1.
Palavras Chaves: ʺDolutegravirʺ, ʺRegime duploʺ, ʺRegime triploʺ, ʺHIV-1ʺ.