Última alteração: 2025-07-19
Resumo
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO INDIVIDUAL PARA APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
M. Nhantumbo Júnior[1]
Introdução
O presente trabalho buscou conhecer a situação do uso de equipamentos de protecção individual (EPI’s) no âmbito do manuseio e aplicação dos defensivos agrícolas pelos agricultores de vilas de Milénio, distrito de Chibuto. A utilização de defensivos agrícolas na agricultura é vasta e extensiva, na grande maioria das culturas e, por serem constituídos por substâncias de alto risco, devem ser empregados de forma criteriosa.
Objectivo
O objectivo do trabalho foi de conhecer a situação do uso de equipamentos de protecção individual (EPI’s) no âmbito do manuseio e aplicação dos defensivos agrícolas por parte dos agricultores de vilas de Milénio, distrito de Chibuto.
Metodologia
O trabalho adotou uma abordagem mista e, como procedimento técnico, o estudo de caso, envolvendo agricultores das vilas de Milénio, no distrito de Chibuto, tendo sido aplicados inquéritos por entrevista e questionário para a recolha dos dados.
Resultados
O estudo constatou que os agricultores das vilas de milénio não fazem o uso correcto dos equipamentos de protecção individual (EPI’s) no âmbito do manuseio e aplicação dos defensivos agrícolas, o que os torna altamente expostos e susceptíveis á intoxicações agudas que podem levar a vários prolemas de saúde para os produtores e ameaças no trabalho. Para o não uso do EPI, os agricultores apontam vários motivos, dentre os quais, as condições financeiras para adquirir o mesmo e o desconforto causado pelo EPI na medida que aumenta a temperatura corporal. Deste modo, existe necessidade de esclarecimento através de cursos, buscando a conscientização em relação ao risco de exposição de pessoas e animais aos defensivos agrícolas e seus efeitos no ambiente, e treinamento em tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas.
Conclusão
Os agricultores de vilas de Milénio não usam correctamente os equipamentos de proteção individual durante o manuseio e aplicação dos defensivos agrícolas referindo vários motivos para tal efeito.
Palavras-chave: agrotóxicos, intoxicação, agricultores.
[1] Universidade Eduardo Mondlane, Departamento de Agricultura, Moçambique, Chibuto, manuelnhantumbojunior@gmail.com