Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Introdução: A Deficiência Intelectual associada à Síndrome de Down (DISD) constitui um dos principais fenómenos abordados nas ciências psicológicas e da saúde, dada a sua complexidade fenotípica e impacto funcional ao longo do ciclo vital.
Objectivo: Analisar a variabilidade das atitudes e percepções sociais relativamente à DISD, através de uma revisão sistemática da literatura científica publicada entre 2000 e 2023.
Metodologia: Foram seleccionados de 35 artigos científicos revistos por pares, obtidos em bases de dados internacionais e motores de busca académicos, envolvendo diferentes grupos sociais, como familiares, profissionais da saúde e educação, bem como membros da comunidade.
Resultados: Há coexistência de atitudes positivas e negativas, com predomínio de percepções negativistas em contextos informais e maior optimismo entre profissionais especializados. A presença de contacto frequente e significativo com indivíduos com DISD mostrou ser um preditor consistente de atitudes mais positivas e inclusivas, independentemente do nível de escolaridade, em concordância com os postulados da Teoria do Contacto de Allport (1954). A análise aponta ainda para um papel moderador de factores como formação específica, contexto familiar e inserção profissional.
Conclusão: As atitudes face à DISD resultam da interacção dinâmica entre factores individuais, relacionais e contextuais, sendo fundamental reforçar estratégias de sensibilização e educação social baseadas em evidência científica, com vista à promoção de ambientes mais inclusivos e equitativos.
Palavras-chave: Atitudes, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down e Inclusão