Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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POLÍTICAS PÚBLICAS E A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE
Pós-doutoranda Cerqueira De Jesus, Pos-Doutor Santos Da Silva, Pos-Doutor Santos Da Silva, Pos-Doutor Santos Da Silva, Mestrando José Correia, Mestrando José Correia, Mestrando José Correia

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


Introdução/contextualização: Ao analisar as políticas públicas que respaldam a educação de surdos na Educação Superior, o presente texto observou como tais documentos direcionam a educação dessas pessoas em Moçambique. Assim, este texto se dedicou a examinar como as políticas públicas existentes em Moçambique respaldam a educação de surdos no Ensino Superior. Objetivos: como objetivo geral, nos propomos a analisar como as políticas públicas fomentam a inclusão de surdos na educação superior em Moçambique, para isso, elencamos alguns objetivos específicos: historicizar a educação de surdos em Moçambique; apresentar a legislação que respalda a ensino de educação para surdos e compreender o processo de inclusão de surdos na educação superior em Moçambique. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de investigar a educação de surdos em todos os níveis de ensino, com destaque na educação superior. Entendemos que em se tratando de países africanos, este processo tem avançado, apesar de todas as dificuldades. Metodologia: Este é um trabalho de cunho qualitativo, que busca pensar uma educação de surdos e para surdos de forma decolonial. É uma pesquisa documental, que se concentra em analisar os documentos publicados que respaldam a inclusão de estudantes surdos na educação superior, especificamente na Universidade Eduardo Mondlane. Resultados: Como resultados esperados desta pesquisa, visamos apresentar as possibilidades e desafios para inclusão acadêmica de estudantes surdos no ensino superior. Conclusão: Ao desenvolvermos este estudo, nos propomos a apresentar os dados das políticas públicas existentes que respaldam esse processo e verificar documentos institucionais publicados e acessíveis da instituição que promovem esse processo educacional, demonstrando que apesar das dificuldades existentes, o avanço educacional de estudantes com surdez torna-se a cada vez mais possível e tem avançado, porém, acreditamos que há uma longa caminhada pela frente.

Palavras-chave: Surdez, Educação, Ensino Superior, Moçambique.