Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE DAS COMUNIDADES COSTEIRAS DA CIDADE DA MAXIXE FACE À EROSÃO COSTEIRA E ELEVAÇÃO DO NÍVEL DAS ÁGUAS DO MAR
MSc Dinis Mbanguine

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


A Cidade da Maxixe, localizada na zona costeira, sul da provincia de Inhambane, Caracterizado por áreas planas costeiras, clima vulnerável, aumento das temperaturas e precipitações, sendo susceptível às mudanças climáticas e à ocorrência frequente de eventos extremos.

As comunidades costeiras enfrentam crescente vulnerabilidade devido às acções antropogénicas, às alterações climáticas e à ausência de políticas eficazes de mitigação e adaptação com participação activa dos actores-chave. Este estudo tem como objectivo avaliar a vulnerabilidade à erosão costeira e à elevação do nível do mar em 11 bairros costeiros dos 19 da cidade da Maxixe Metodologia usada: abordagem quantitativa, com ferramentas digitais KoboCollect e KoboToolbox para aplicar inquéritos estruturados a cerca de 500 famílias nos 11 bairros costeiros da cidade da Maxixe. Com priorização da participação das mulheres chefes de família sendo resilientes ao nível comunitário e com dados colectados abrangindo aspectos socioeconômicos, demográficos e ambientais analisados com Projecção de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitindo mapear e avaliar os níveis de vulnerabilidade costeira, Como resultados preliminares indicam maior susceptibilidade nos bairros de Chambone A e Rumbana, associada a factores socioeconômicos, demográficos, ambientais e infraestruturais que aumentam a exposição e a sensibilidade a riscos costeiros. e aplicação de indicadores de vulnerabilidade física e social, culminando na construção de uma matriz de vulnerabilidade local. As Conclusões preliminares destacam a necessidade urgente de acções integradas de adaptação e mitigação, baseadas em evidências científicas e conduzidas com o envolvimento directo dos principais actores locais, na promoção da resiliência e à redução do risco de desastres nas zonas costeiras.

Palavras chaves: vulnerabilidade climática, eventos climáticos, erosão costeira e socioeconómico