Última alteração: 2025-07-22
Resumo
Introdução: A pesquisa realizada permitiu o desenvolvimento de um modelo para a sistematização integrada do desenvolvimento profissional na Escola Superior de Ciências do Desporto, como forma de elevar o nível metodológico em consonância com os atuais desenvolvimentos tecnológicos globais. Objectivo : Elaborar um modelo configuracional holístico para o processo de desenvolvimento profissional na Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Modlane. Metodologia: Pesquisa aplicada desenvolvida com 43 docentes dos três departamentos académicos que compõem a instituição. Com base nos métodos de análise-síntese, histórico-lógico, método dialético e configuracional holística, foi elaborado um modelo sistêmico para o desenvolvimento profissional da Escola Superior de Ciências do Desporto tomando em consideração as diretrizes emanadas da direção pedagógica da Universidade Eduardo Modlane. Resultados: a proposta permitiu compreender a importância de implementar modelos pedagógicos e metodológicos que superem as abordagens tradicionais, focando em práticas mais dinâmicas, integradoras e alinhadas às necessidades do desporto contemporâneo e da sociedade moçambicana.Conclusões: Em síntese, o modelo de superação metodológica proposto caracteriza-se por ser progressivo, holístico e socialmente engajado, buscando formar profissionais do desporto que sejam inovadores, éticos e aptos a gerar um impacto positivo na sociedade.
Palavras-chave: superação metodológica, sistematização contínua, departamentos académicos.