Última alteração: 2025-07-22
Resumo
Introdução/Contextualização o Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT) é uma metodologia de planeamento urbano que combina as infraestruturas de mobilidade e transportes com o uso do solo para estruturar bairros compactos e densos, que promovem a mobilidade ativa, reduzindo a dependência do automóvel. O paradigma DOT capitaliza o valor agregado a mobilidade para promover um desenvolvimento urbano sustentável, promovendo novas centralidades. Historicamente, o planeamento de transportes privilegiou centralização racionalidade da oferta, onde à aposta era mais para a eficiência das infraestruturas de transito. O DOT foi influenciado pelos princípios do Novo Urbanismo, com enfoque para a sustentabilidade do uso do solo e qualidade do espaço publico buscando criar cidades mais agradáveis, socialmente justas e economicamente eficientes. A presente comunicação, objectiva-se na identificação e apresentação de um conjunto de locais, nos e nodos, na área metropolitana de Maputo, com potencial de serem intervencionados na perspetiva dos DOTs. A metodologia usada para a pesquisa aqui apresentada, é empírico analítica, baseada numa análise espacial da área metropolitana, no que se refere aos nos/ nodos de mobilidade na sua relação com o uso do solo. A analise empírica foi calibrada por uma breve revisão sistemática da literatura sobre a implementação do DOTs na Africa subsaariana. Da pesquisa resulta um entendimento do estudo da arte dos DOTs bem como um esquema de modelo territorial de centralidades e microcentralidades da AMM. A pesquisa conclui que a área Metropolitana de Maputo possui um forte potencial para se restruturar a partir de uma abordagem binaria de mobilidade e uso do solo, explorando as externalidades decorrentes desta relação.
Palavras Chaves: Desenvolvimento Orientado ao Transito, Desenvolvimento Urbano Sustentável, Centralidades Urbanas, Área Metropolitana de Maputo