Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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Evolução dos Indicadores do Ensino Superior em Moçambique no período 2015 – 2022
Helio Rogerio Martiins

Última alteração: 2025-06-27

Resumo


Introdução: O ensino superior em Moçambique encontra-se em franco crescimento, enfrentando ainda vários desafios que vão das infraestruturas, materiais e equipamentos didático-pedagógicos até a qualificação do quadro docente. A existência de docentes em número e com as qualificações exigidas por lei representam ainda um desafio, dadas as suas implicações na qualidade do ensino. Objectivos: Analisar a evolução de indicadores do Ensino Superior entre 2015 e 2022 e comparar a evolução entre instituições públicas e privadas. Metodologia: O estudo foi baseado em dados secundários, extraídos dos relatórios de dados estatísticos sobre o Ensino Superior, publicados entre 2015 e 2022. Foram analisados dados sobre a evolução do número de docentes por tipo de vínculo (tempo inteiro ou parcial), por nível de formação e por  natureza da instituição (pública ou privada). A posterior, foram determinados os rácios de estudantes-doutor e estudantes-mestre, considerando também o tipo de vínculo e a natureza da instituição. Resultados: Entre 2015 e 2022 houve aumento do número de docentes no ensino superior, em especial no sector privado, que cresceu em cerca de 46%, entretanto, cerca de 77% dos docentes das instituições privadas são a tempo parcial. As instituições públicas mostram uma redução progressiva de docentes a tempo parcial (de 41,5% em 2015 para 20,5% em 2022) e, em sentido oposto, as instituições privadas mantêm significativa dependência por docentes a tempo parcial (76,3% em 2015 para em 77,2% em 2022). Em relação ao rácio estudantes-doutor, no geral houve evolução positiva, ao passar de 192 em 2015 para 139 estudantes por doutor em 2022. Conclusão: Apesar do aumento de docentes, continua a haver bastante dependência por docente a tempo parcial, facto que potencialmente compromete a qualidade do ensino, na medida que estes têm limitada disponibilidade para participar em actividades estruturantes para o crescimento das instituições, nomeadamente a pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Ensino superior, indicadores, Qualidade