Última alteração: 2025-06-27
Resumo
L. L. Bambo
Universidade Eduardo Mondlane, Escola de Comunicação e Artes, Moçambique, Maputo, leoleo.bambo@gmail.com
Introdução
O avanço das tecnologias digitais tem contribuído significativamente para a democratização do acesso à informação e do conhecimento. Em Moçambique, particularmente durante o período da pandemia da COVID-19, plataformas online tornaram-se alternativas viáveis diante das restrições impostas ao ensino formal. No entanto, persistem desigualdades no acesso, especialmente em comunidades periféricas, como o Bairro da Machava, na cidade de Maputo.
Objectivos
Analisar a influência das plataformas de aprendizagem online no acesso a educação informal no Bairro da Machava, entre os anos de 2021 e 2023, com ênfase nos impactos sociais, desafios tecnológicos e possibilidades de inclusão digital.
Metodologia
A pesquisa é de abordagem qualitativa visando aprofundar sobre a influência das plataformas online na educação. Para o efeito foi usada a pesquisa de natureza exploratório na medida em que focou-se em diversos autores que debruçam sobre o ramo tecnológico para educação. Para a obtenção de dados fora usada entrevistas aos moradores, líderes comunitários e utilizadores das plataformas online. Foram também utilizados dados secundários e observação directa para complementar a análise empírica respeitando a ética durante a pesquisa.
Resultados
Os dados indicam que, apesar das limitações em infraestrutura, custos de conectividade e baixa literacia digital, as plataformas online foram incorporadas como ferramenta de aprendizagem informal. Jovens e adultos têm utilizado esses recursos para melhorar suas competências, com impactos positivos na formação contínua e no acesso à informação.
Conclusão
As plataformas online demonstram grande potencial no fortalecimento da educação informal e na promoção da inclusão digital. A continuidade e o reforço de políticas públicas de conectividade e formação digital são essenciais para garantir uma educação mais equitativa, acessível e sustentável.
Palavras-chave: Plataformas online, Educação informal, Inclusão digital, Acesso à informação.