Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
FACTORES MOTIVACIONAIS QUE INFLUENCIAM NO ABANDONO DAS PRÁTICAS DESPORTIVAS EM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Paulo Tiberio Armando Saveca

Última alteração: 2025-07-22

Resumo


P. Saveca, ptiberio_saveca@yahoo.com.br , Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo

Modlane, Mocambique, Maputo.

F. Montero, fernynandinho@gmail.com , Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo

Modlane, Mocambique, Maputo.

S. Xavier, steliax27@gmail.com, Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Modlane, Mocambique, Maputo.

P. Sambo, paulojuliosambo@gmail.com, Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Modlane, Mocambique, Maputo.

J. Nhaguilunguana, joaoxaviermuando@gmail.com, Escola Superior de Ciências do Desporto, Universidade Eduardo Modlane, Mocambique, Maputo.

E. Languane, lenoquepedro@yahoo.com.br, Estudante de Doutoramento, Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique, Maputo.

Introdução: o desporto universitário desempenha um papel fundamental na governação das instituições de ensino superior, bem como na vida dos estudantes que as frequentam, na medida em que promove o bem-estar físico, social permitindo bom rendimento académico. Objectivo: analisar os factores motivacionais que influenciam o abandono às práticas desportivas em estudantes da Universidade Eduardo Mondlane. Metodologia: pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e correlacional, com uma abordagem transversal. A amostra será constituída por estudantes que frenquentam actualmente cursos ministrados pela universidade, nos polos da Cidade de Maputo, Chibuto, Inhambane, Vilankulos e Quelimane. Não serão incluídos estudantes recentemente graduados ou com parte curricular concluída bem como os que trancaram as suas matriculas. Para a coleta de dados será utilizado uma adaptação do questionário de motivos de início, manutenção, mudança e abandono às praticas desportivas (MIMCA) com o objectivo de avaliar os motivos para a participação no desporto. O questionário será administrado em formato online. Analizar-se-à os resultados considerando as medias, desvío padrão e nível de significância com apoio do pacote estatístico SPSS-26. Resultados: os resultados esperados permitirão identificar os principais obstáculos que os estudantes da UEM enfrentam para manterem-se ativos, fornecendo dados cruciais para a implementação de estratégias eficazes de retenção e promoção da prática desportiva no ambiente universitário. Conclusão: poderá permitir desenvolver políticas e programas mais eficazes que visem a retenção dos estudantes nas práticas desportivas, promovendo assim o seu bem-estar físico e mental numa experiência universitária mais completa e saudável.

Palavras-chave: Factores motivacionais, prática desportiva, desporto universitário.

 

MOTIVATIONAL FACTORS THAT INFLUENCE IN ABANDONMENT OF SPORTS PRACTICES AMONG STUDENTS AT EDUARDO MONDLANE UNIVERSITY

Introduction: university sports play a fundamental role in the governance of higher education institutions, as well as in the lives of students who attend them, as they promote physical and social well-being, allowing good academic performance. Objective: to analyze the motivational factors that influence dropout rates in sports among students at Eduardo Mondlane University. Methodology: quantitative, descriptive and correlational research with a cross-sectional approach. The sample will consist of students who currently attend courses taught by the university, in the cities of Maputo, Chibuto, Inhambane, Vilankulos and Quelimane. Recent graduates or students with completed curricular part, as well as those who have suspended their enrollment, will not be included. For data collection, an adaptation of the questionnaire on reasons for starting, maintaining, changing and quitting sports (MIMCA) will be used in order to assess the reasons for taking part in sport. The questionnaire will be administered online. The results will be analyzed considering the means, standard deviation and ANOVA with the support of the statistical package SPSS-26. Results: the expected results will identify the main obstacles that UEM students face in staying active, providing crucial data for the implementation of effective strategies for retention and promotion of sports practice in the university environment. Conclusion: it may allow the development of more effective policies and programs that aim at retaining students in sports practices, thus promoting their physical and mental well-being in a more complete and healthy university experience.

Keywords: Motivational factors, sports practice, university sports.