Última alteração: 2025-07-16
Resumo
LANGA, JENNIFER LAURA [1]
SIDUMO, AMÉLIA JORGE [2]
RESUMO
Introdução: Com o aumento da demanda agrícola, o uso de pesticidas orgânicos surge como uma solução ecológica para o controlo de pragas, protegendo o meio ambiente e, assim, reduzindo a dependência de produtos sintéticos. Objectivo: Este estudo avaliou a eficácia de pesticidas orgânicos no controlo de pragas do algodão. Metodologia: Conduziu-se um ensaio no Campo Experimental da Faculdade de Ciências Agronómicas - Universidade Católica de Moçambique, distrito de Cuamba, Província do Niassa, durante a campanha 2023-2024, onde foram testados cinco pesticidas (Solanum incanum, Bobugnia madagascariensis, Azadircachta indica, Ricinus communis e Bacillus thuringiensis) em três doses de cada, mais dois tratamentos-controlo (com pesticida sintético e sem pulverização) baseando-se no Limiar Económico para a tomada de decisão. Paralelamente, foi realizado um inquérito dirigido aos produtores de algodão daquela região que utilizam pesticidas orgânicos e sintéticos. Resultados: Os resultados mostraram que os pesticidas orgânicos mantiveram a infestação abaixo do limiar económico, com diferenças estatísticas significativas no rendimento médio de algodão-caroço em comparação com os tratamentos-controlo. As doses eficazes foram: 600g/ha para Solanum incanum e Bobugnia madagascariensis, 10kg/ha para Azadirachta indica e Ricinus communis, e 200g/ha para Bacillus thuringiensis. Apenas a dose de 400g/ha de Bt não foi economicamente viável. O elevado peso do pulverizador, o ataque severo das pragas, o efeito das mudanças climáticas, longas distâncias percorridas até à fonte de água e a necessidade de várias aplicações foram os principais constrangimentos enfrentados pelos produtores familiares apoiados pela SAN- JFS. Conclusão: Concluiu-se que os pesticidas orgânicos testados são eficazes no controlo de pragas como os sugadores e Diparopsis castanea, com destaque para o uso de Solanum incanum (600g/ha) e Azadirachta indica (10kg/ha) como opções recomendadas.
Palavras-chave: Produção sustentável, biopesticidas, pesticidas orgânicos, pesticidas sintéticos[1] Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Departamento de Protecção Vegetal. Moçambique. Maputo. Email - jenniferlanga01@gmail.com. (Responsável de contacto)
[2]Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal. Departamento de Protecção Vegetal. Moçambique. Maputo. Email - asidumo2@gmail.com.