Última alteração: 2025-07-04
Resumo
Introdução: Durante a implementação do antibiograma sindrômico, instrumento que visa melhorar a prescrição empirica de antibióticos no serviço de pediatria do Hospital Central de Maputo, foi identificado um caso de infecção por Stenotrophomonas maltophilia, bactéria gram-negativa, oportunista, não fermentadora, reconhecida pelo seu largo espectro intriseco de resistência antimicrobiana e o seu crescente desafio terapêutico, especialmente em ambientes hospitalares.
Objectivo: Relatar um caso clínico pediátrico de infecção por S. maltophilia no Hospital Central de Maputo.
Metodologia: Estudo de caso, baseado na análise clínica e microbiológica de um paciente internado na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos (UCIP). Foi realizada uma hemocultura a partir de amostra de sangue colhida 24 horas após a admissão hospitalar. A identificação do agente etiológico foi conduzida por meio de testes bacteriológicos convencionais, seguida da realização do teste de sensibilidade aos antimicrobianos. Os resultados obtidos foram inseridos na plataforma WHONET, a qual emitiu um alerta referente à detecção de um microrganismo de notificação obrigatória às autoridades de saúde pública.
Relato do caso: Criança de 2 anos de sexo masculino, residente na zona de Polana Caniço, admitida por sepse estafilocócica, hemopneumotórax e anemia grave, HIV negativo. Submetida a ventilação mecânica por 2 dias e com cateter venoso central por 9 dias. A cultura revelou coinfecção por Staphylococcus aureus e S. maltophilia. O desfecho foi óbito após 8 dias de internamento.
Conclusão: A identificação de Stenotrophomonas maltophilia em uma criança com grave condição clínica chama a atenção para seu possível efeito em ambientes hospitalares complexos. Como um patógeno em ascensão, multirresistente e identificado pela organização mundial da saúde como um dos mais subavaliados, seu isolamento em laboratório enfatiza a importância de uma investigação meticulosa, protocolos de diagnóstico bem definidos e estratégias terapêuticas que levem em conta seu perfil de resistência.
Palavras-chave: Stenotrophomonas maltophilia, resistência antimicrobiana, infecção hospitalar, UCIP.