Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO ETNOBOTÁNICO DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PARA CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS NA LOCALIDADE DE SABIÉ, DISTRITO DE MOAMBA, PROVÍNCIA DE MAPUTO
Nicole Sergio De Freitas, Nicole Sergio De Freitas, Delfina Fernandes Hlashwayo

Última alteração: 2025-07-04

Resumo


Introdução: O uso de plantas medicinais para os cuidados primários de saúde é uma prática ancestral profundamente enraizada em diversas culturas, especialmente em comunidades onde o acesso a serviços médicos convencionais é limitado. Diante do crescente desafio pela busca por alternativas terapêuticas eficazes e sustentáveis, as plantas medicinais têm- se destacado como recurso valioso para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

Objetivos: O presente trabalho visou identificar espécies vegetais medicinais utilizadas pelos praticantes de medicina tradicional, catalogar seus usos terapêuticos, descrever as doenças tratadas, listar as partes vegetais utilizadas, o método de preparação e de administração, dose recomendada e analisar a eficácia autorrelatada das plantas medicinais.

Metodologia: A metodologia deste estudo é baseada em entevistas semiestruturadas dirigidos aos Praticantes de Medicina Tradicional (PMTs) Do posto administrativo de Sabié no distrito de Moamba. O método de amostragem de especies botânicas é por método de amostragem a bola de neve.

Resultados: Foram entrevistados 19 PMTs e identificadas 41 espécies com potencial medicinal para cuidados de saúde primários. As mais citadas como Sansevieria aethiopica, Leonotis nepetifolia, Aloe zebrina, Momordica balsamina, Momordica sp., Catharanthus roseus e Hypoestes aristata, são utilizadas no tratamento de dor abdominal, ferimentos, Hipertensão arterial, Candidíase, Gonorreia, Sífilis, Diarreia, Lavagem estomacal, Hemorragia nasal.

Conclusão: O estudo evidencia a relevância do conhecimento etnobotânico dos PMTs em Sabié, destacando o uso diversificado de plantas medicinais para cuidados de saúde primários. A eficácia terapêutica autorrelatada das espécies mais citadas reforça o seu potencial terapêutico no tratamento de enfermidades.

Palavras – chave: Etnobotânica, Plantas medicinais de Moçambique, Cuidados primários de saúde, Medicina tradicional (Sabié).