Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
VISÃO BASEADA EM RECURSOS (RESOURCE BASED VIEW-RBV) NA VANTAGEM COMPETITIVA DAS ORGANIZAÇÕES MOÇAMBICANAS
Diogenia Luisa Bambo

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


INTRODUÇÃO: muitas são as organizações que actuam hoje num mundo global e tem como maior preocupação estratégias de resposta ao ambiente bastante competitivo, assim, se a organizações pretendem um crescimento no mercado, deveram optar por se tornar altamente competitivas obtendo vantagem competitiva, que parte por usar as estratégias adequadas para o seu negócio. Uma delas é ter em conta Resource based view (RBV). OBJECTIVO: esta pesquisa busca alertar às organizações para a importância de identificar os seus potencias recursos ou recursos estratégicos e tirar máximo proveito destes, pois são evidentes os benefícios como a maximização da produtividade e consequentemente da Instituição. MÉTODOS: a revisão da literatura é um método importante que analisa, sintetiza, aprofunda a busca do conhecimento. Foram usados artigos científicos que abordam sobre a temática Resource Based View para recolha de informação, na plataforma Google Scholar. Este estudo obedeceu a uma abordagem descritiva, por um lado, pois descreve as vantagens competitivas da empresa em relação as organizações, e explicativa por outro, pois permitiu a determinação do efeito de cada recurso no desempenho das organizações. Quanto ao tipo de pesquisa tratou-se de uma investigação mista (qualitativa e quantitativa). RESULTADOS: sob forma de conclusão percebeu-se nesta teoria (a Teoria Baseada em Recursos) que existem recursos valiosos, raros, difíceis de imitar, não substituíveis e que garantem a melhor posição de organização bem-sucedida por longo período de tempo. Estes recursos são estratégicos para a organização e podem permitir que a empresa desenvolva vantagem competitiva que conduza à Instituição para a alta performance ao longo do tempo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: este estudo investiga especificamente o efeito dos recursos que atendem as condições de valor e raridade que são muitas vezes uma fonte de vantagem competitiva sobre os rivais do mercado. Entretanto, a vantagem competitiva só pode ser sustentada se tais recursos não estiverem disponíveis para outras empresas do sector.

Palavras-chave: Resource based view, capacidades dinâmicas, vantagem competitiva.