Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA ANÁLISE PREDITIVA DE RISCOS DE SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO EM AUDITORIA DE SISTEMAS DE INFORMACÃO COM BASE NA ISO 27001: CASO DE ESTUDO EMPRESA PRÓS & CONTAS
Abelina Estevao Maduela, Lourenço Lazaro Magaia, Juvêncio Manjate

Última alteração: 2025-07-17

Resumo


Autor:  AE Maduela[1], Ablina.estevao@gmail.com

Co_Autores: LL Magaia1, llmagaia.uz@gmail.com

J Manjate1, jmanjate@gmail.com

Introdução: A Prós & Contas é uma empresa moçambicana, atuando desde 2014 nas áreas de auditoria, consultoria, fiscalidade e contabilidade. Diante dos crescentes desafios da segurança da informação, a inteligência artificial (IA) surge como uma aliada na modernização das auditorias, especialmente com o uso da análise preditiva para antecipar riscos e detectar anomalias em tempo real. Esse recurso torna os processos mais dinâmicos e eficazes. No contexto da ISO 27001, que define diretrizes para a gestão da segurança da informação, a IA pode fortalecer a capacidade das auditorias em garantir conformidade e resiliência cibernética.

Objetivo: Investigar como a inteligência artificial pode ser aplicada na análise preditiva de riscos em auditorias de sistemas de informação com base na ISO 27001. Metodologia:
Adota-se uma abordagem mista, combinando dados quantitativos para mensurar a eficácia das ferramentas de IA e qualitativos, para interpretar desafios e melhores práticas. O estudo é exploratório e descritivo, com base em um estudo de caso na empresa Prós & Contas. As técnicas de colecta de dados incluem pesquisa documental, análise de relatórios internos e da norma ISO 27001, observação do ambiente organizacional, entrevistas semiestruturadas e questionários com profissionais da área. Resultados: Identificação de ferramentas de IA aplicáveis, propostas de estratégias de implementação, análise de benefícios como eficiência e redução de custos, além da avaliação de desafios relacionados à privacidade e transparência.

Conclusão: A IA, aplicada à auditoria conforme a ISO 27001, melhora a detecção de vulnerabilidades, fortalece a conformidade e promove decisões mais ágeis frente aos riscos. Palavras-chaves: Inteligência Artificial,Segurança da Informação, Auditoria de Sistemas


[1] UEM - Faculdade de Ciências, Departamento de Matemática e Informática, Moçambique, Maputo