Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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A PÓS-GRADUAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: UM OLHAR PARA A SUA GÉNESE E PARA ALGUNS INDICADORES
J. A. Joaquim, A. B. Mombassa, A. M. Saide, J. A. Mutsuque, E. A. Tendaunga, A. M. Gomundanhe

Última alteração: 2025-07-25

Resumo


Contexto: No século XXI, o conhecimento consolidou-se como eixo central da produção e da competitividade global, exigindo investimentos estratégicos em ciência, tecnologia e inovação. Esses elementos sustentam uma economia baseada na flexibilidade e apoiada por uma sociedade técnico-científica-informacional, o que realça a importância da expansão e qualidade da Pós-graduação. Em Moçambique, a Pós-graduação é um fenômeno recente, iniciado no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, no contexto da liberalização do ensino superior e da transição para a Segunda República. Essa fase marca uma mudança de paradigma em relação à Primeira República, cujo foco era a formação de quadros. Atualmente, espera-se que o ensino superior, especialmente a Pós-graduação, assuma plenamente sua missão de produção de conhecimento e inovação. Ademais, a Pós-graduação não deve formar apenas especialistas para o mercado de trabalho, mas também contribuir para a geração de tecnologias, ciência aplicada e descobertas, fortalecendo a posição global dos países. Objectivo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento da Pós-graduação em Moçambique. Método: O estudo foi realizado com base em Pesquisa Bibliográfica e Análise Documental de relatórios, brochuras estatísticas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Resultados: Crescimento da oferta dos programas de Pós-graduação com 674 cursos. Constata-se um número reduzido de docentes com nível de doutoramento e ausência de um regulamento específico nacional para a Pós-graduação. Conclusões: Destaca-se o papel estratégico da Pós-graduação no fortalecimento do ensino superior e no avanço da ciência e da inovação no país. Para tal, é imprescindível investir na qualificação docente e apoio financeiro a investigação. O número reduzido de docentes com nível de doutoramento representa um desafio à qualidade nesse nível de formação. É urgente a criação de um regulamento específico que assegure padrões de qualidade e diferencie claramente os níveis de ensino.

Palavras-chave: Pós-graduação, Ensino Superior, Qualidade.