Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
PROPRIEDADES ENERGÉTICAS DA MADEIRA E DO CARVÃO VEGETAL DE Vernonanthura phosphorica EM FUNÇÃO DA PROVENIÊNCIA DAS ÁRVORES
Taimo Elias Taimo, Andrade Fernando Egas

Última alteração: 2025-07-18

Resumo


Introdução

A biomassa florestal é uma importante fonte de energia renovável em Moçambique, mas seu uso intensivo tem contribuído para o desmatamento. O carvão vegetal é amplamente utilizado nas zonas urbanas, pressionando as florestas nativas. O uso de Vernonanthura phosphorica, uma espécie invasora para fins energéticos, pode contribuir para a redução da pressão sobre as espécies das florestas nativas.

Objectivos

O objectivo deste estudo foi de avaliar as propriedades energéticas da madeira e do carvão vegetal de Vernonanthura phosphorica em função de três proveniências na região centro de Moçambique, nomeadamente: Sussundenga-sede, Moribane e Floresta de Nhamacari.

Metodologia

Foram abatidas 5 árvores em cada local, obtendo-se de cada uma 2 discos de 6cm de espessura. Um disco foi convertido em 4 cunhas, para determinação da densidade básica e do teor de cinzas da madeira. Um segundo disco foi convertido em cubos de aproximadamente 2x2x2cm para carbonização, e posterior determinação do rendimento gravimétrico e análise química imediata do carvão vegetal resultante.

Resultados

A densidade básica da madeira variou de 0,44 g/cm3 a 0,50 g/cm3 e, o teor de cinzas da madeira de 1,58% a 1,89%. O rendimento gravimétrico médio do carvão vegetal variou de 33,70% a 34,64%, e os teores de materiais voláteis, cinza e carbono fixo variaram de 23,45% a 25,68%, de 3,47% a 4,90%, e de 70,70% a 73,08% respectivamente. O local de crescimento das árvores influenciou de forma significativa a densidade básica da madeira, onde as amostras provenientes da Floresta de Nhamacari mostraram maiores valores em relação aos outros locais. O rendimento gravimétrico e as outras propriedades energéticas não foram influenciados pelo local de crescimento das árvores.

Conclusões

O trabalho conclui que a espécie Vernonanthura phosphorica apresenta potencial energético para produção de lenha e carvão vegetal de boa qualidade para uso doméstico.

Palavras-chave: Espécie invasora, carvão vegetal, teor de cinza, teor de material volátil.