Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
EFICIÊNCIA DO MODELO DE ASSET LIABILITY MANAGEMENT EM FUNDOS DE PENSÕES NA HOLLARD MOZAMBIQUE
Acúrcia Safalina Elisio Nhavotso

Última alteração: 2025-07-13

Resumo


EFICIÊNCIA DO MODELO DE ASSET LIABILITY MANAGEMENT EM FUNDOS DE PENSÕES NA HOLLARD MOZAMBIQUE

A. S. E. Nhavotso

Universidade Eduardo Mondlane - Faculdade de Economia

Moçambique - Maputo

E-mail: acurciasafalina2@gmail.com

Resumo

Introdução

Os fundos de pensões desempenham um papel fundamental na segurança social complementar em todo o mundo. Estes proporcionam a promessa de benefícios futuros que garantem o reforço das prestações da segurança social obrigatória que o indivíduo receberá no futuro.

Objectivos

O presente estudo tem por objectivo avaliar a Eficiência do Modelo de Asset Liability Management (ALM) em Fundos de Pensões. Em específico o estudo procura avaliar a eficácia do modelo de ALM aplicado em fundos de pensões de benefício definido em Moçambique, tendo como base a análise estratégica da alocação de activos e da sustentabilidade financeira dos fundos de pensões da Hollard Mozambique.

Metodologia

Para o efeito, partiu-se de um estudo de caso na Hollard Mozambique. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa com recurso a testes estatísticos nomeadamente: correlação de Pearson, covariância e o coeficiente beta.

Resultados

Os resultados preliminares revelaram a ineficiência da gestão da relação entre activos e passivos dos fundos analisados na medida em que o rendimento dos investimentos actuais ainda não cobria os passivos actuariais futuros. Os testes também mostraram evidências de alta correlação positiva entre parte da carteira de activos, o que reduz o benefício da diversificação da carteira na redução do risco.

Conclusões

Com base nos resultados alcançados, conclui-se que o modelo aplicado na gestão dos fundos de pensões da Hollard Mozambique é em certa medida ineficiente comprometendo a solvência e a sustentabilidade de longo prazo dos fundos. Esta constatação reforça a necessidade urgente de uma revisão estratégica do modelo de ALM usado. Por fim existem ainda lacunas a serem preenchidas como a revisão de políticas de alocação de activos, adopção de ferramentas analíticas mais avançadas e dinâmicas que possibilitem a adequação constante da alocação dos activos aos passivos presentes e futuros.

Palavras-Chave: ALM, Fundo de Pensões, Activos e Passivos.