Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
ASSOCIATIVISMO E GÉNERO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: CASO DA VILA SEDE DO DISTRITO DE MAJUNE
Sarita Mario Janguia

Última alteração: 2025-07-15

Resumo


RESUMO

Contextualização

Desde o ano de 2006 Moçambique adoptou políticas públicas de desenvolvimento rural, cujo objectivo central é reduzir as assimetrias entre os espaços rural e urbano, atacando a pobreza onde ela é mais saliente. As intervenções incluem entre outras a promoção e retenção da rapariga na escola e no mercado de trabalho para garantir a equidade de género.

 

Objectivos

Objectivo geral- relacionar o associativismo género e desenvolvimento local da Vila-Sede do Distrito de Majune.

 

Objectivos Específicos

  • Descrever o perfil das associações produtivas da Vila-Sede do Distrito de Majune.
  • Identificar os principais papéis que o homem e a mulher desempenham nas associações produtivas da Vila-Sede do Distrito de Majune;
  • Examinar as mudanças no bem-estar sócio económicas resultantes das relações de género nas associações em Majune

 

Metodologia

Para tal foi adoptado o método qualitativo, entrevistas a 58 associações produtivas, e análise de conteúdo, baseado na Teoria das Desigualdades Sociais.

 

Resultados

Constatou-se que as relações de género estão em transformaçco devido a mobilidade social que a mulher está a conhecer no âmbito da sua integração em actividades produtivas, no mercado informal assim como no associativo. Porém, esta inversão de papel da mulher na sociedade por si só não altera as relações tradicionais de género baseadas na divisão sexual e etária de trabalho.

 

Conclusões

Concluiu-se que o associativismo funciona como mecanismo de mobilidade económica dos seus membros, pois o facto de pertencer a elas possibilita a aquisição de uma renda pela produção e venda de bens e serviços, possibilitando a mulher a comparticipar nas despesas familiares e renegociar a sua posição na família e contribuindo assim para o desenvolvimento da sociedade.

Palavras Chave: Género, Associativismo, Desenvolvimento Local, Moçambique