Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS/AS PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SÍNDROME DE BURNOUT DOS PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO SECUNDÁRIO DO BILENE
Albertino Florencio Jamisse

Última alteração: 2025-06-26

Resumo


Introdução: a motivação como fator essencial para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física e a síndrome de burnout como consequência do stress crônico enfrentado por professores. Destaca-se a importância do planeamento das aulas para favorecer o processo pedagógico. Objectivos: Esta pesquisa tem como objectivo analisar a motivação dos alunos e síndrome de burnout nas aulas de Educação Física (EF). Metodologia: Na pesquisa participaram 196 alunos sendo 87 homens e 109 mulheres e 5 professores sendo 3 homens e 2 mulheres das escolas do Bilene. Para recolha dos dados dos alunos, utilizamos o questionário proposto por GIL et al. apud Okubo (2003), enquanto para os professores/as usamos o instrumento de recolha de dados que é Maslach Burnout Inventory (MBI) validado por Benevides-Pereira (2002). Resultados: Os resultados evidenciaram que os alunos apresentam uma média de M±DP=3.36±0.56 (masculino) e M±DP=3.26±0.62 (feminino). Conclusão: Este facto remete a concluir que os alunos fazem-se presentes nas aulas de EF por factor motivacional de habilidade e divertimento. Em relação ao burnout, os professores, apresentam uma media global na exaustão física e emocional com M±DP=1.90±0.66, burnout redução do senso de realização com M±DP=2.62±0.93 e burnout desvalorização ou despersonalização com M±DP=3.26±0.57. De acordo com interpretação nos diz que “Médias elevadas em exaustão emocional e despersonalização e baixa em realização profissional são indicativos de síndrome de burnout” então, os nossos inquiridos não apresentam síndrome de burnout.

Palavras-chaves: Motivação, Burnout, Professores/as, Alunos/as.