Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

Tamanho da fonte: 
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EPC 12 DE OUTUBRO: IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS OFICIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR
Izilda Alegria Francisco Moiane Fulano

Última alteração: 2025-06-26

Resumo


Autoras:
IFulano (Autora Principal)
GChavana (Coautora)

FACED-UEM


Resumo

Introdução: Este artigo resulta de um estudo realizado na Escola Primária Completa 12 de Outubro de Nkobe, com foco na análise da influência das políticas oficiais de gestão democrática na prática escolar.
Contextualização: O estudo insere-se no contexto moçambicano, onde a Lei nº 18/2018 estabelece directrizes para a participação activa da comunidade escolar e gestão democrática no ensino primário.
Objectivos: Analisar como os gestores, professores e membros da comunidade escolar interpretam e aplicam os princípios de gestão democrática nas suas práticas quotidianas.
Metodologia: O estudo é de natureza qualitativa e de carácter exploratório. Foram aplicados questionários a gestores, professores e membros do conselho escolar num universo de os 76 professores (com análise de 10), realizadas entrevistas semi -estruturadas a gestores Resultados: A maioria dos participantes demonstrou conhecimento sobre as políticas oficiais de gestão democrática e relatou aplicá-las no quotidiano escolar. No entanto, foi identificada a persistência de práticas autocráticas em alguns sectores, limitando a participação efectiva da comunidade.
Conclusões: A gestão democrática é reconhecida como factor fundamental para a melhoria da qualidade de ensino. A efectividade dessa gestão depende do compromisso prático dos profissionais da educação e da inclusão activa da comunidade escolar. Recomenda-se o reforço da formação contínua e da cultura participativa nas escolas.

Palavras-chave: Gestão Democrática, Políticas Oficiais, Prática Escolar