Conferências UEM, XIII CONFERÊNCIA CIENTÍFICA DA UEM: 50 anos de Independência de Moçambique

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AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE PARA A TRANSFORMAÇÃO DE ESCOLAS SUPERIORES EM UNIDADES DE INVESTIGAÇÃO
Graca Celeste Moiane Chavana, Izilda Alegria Francisco Moiane Fulano

Última alteração: 2025-07-08

Resumo


Introdução: O artigo analisa os indicadores que podem conduzir à transformação da Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane (ESCIDE-UEM) numa unidade de investigação. No entanto a ESCIDE-UEM, embora apresente potencial investigativo, carece de políticas institucionais consolidadas, financiamento adequado e mecanismos de valorização da produção científica. Porém a crescente exigência por qualidade na formação e relevância social torna urgente a transformação da ESCIDE numa unidade de investigação eficaz e produtiva.

Objectivo: Avaliar os indicadores institucionais, científicos e administrativos que sustentam a transformação da ESCIDE-UEM em unidade de investigação, com vista à consolidação académica e ao impacto social da instituição.

Metodologia: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foram aplicados questionários a 31 docentes (com análise de 19), realizadas entrevistas semi-estruturadas a gestores e feita análise documental de relatórios institucionais da UEM e do MCTESTP. Também verificou-se que a ESCIDE-UEM possui uma base sólida de produção científica, com docentes em formação contínua e participação regular em eventos científicos. Contudo, persistem entraves como o baixo financiamento, ausência de incentivos à investigação e fraca articulação entre ensino, investigação e extensão.

Conclusão: A transformação da ESCIDE-UEM numa unidade de investigação requer acções coordenadas nos domínios de capacitação docente, infraestrutura, regulação institucional e internacionalização. A implementação de políticas integradas poderá posicionar a ESCIDE-UEM como referência na produção científica em Ciências do Desporto em Moçambique.

Palavras‑chave: investigação, ensino superior, ESCIDE, indicadores.