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Avaliação Da Resiliência Da Infra-Estrutura Crítica Portuária Diante Dos Riscos E Impactos Das Mudanças Climáticas: Estudo De Caso Do Porto E Caminhos De Ferro De Maputo, Moçambique
Última alteração: 2025-07-18
Resumo
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INTRODUÇÃO: O estudo aborda a problemática da vulnerabilidade climática de infra-estruturas críticas portuárias no contexto das mudanças climáticas. OBJECTIVO: O objectivodo estudo foi avaliar o nível de resiliência do Porto e dos Caminhos de Ferro de Maputodiante dos riscos e impactos das mudanças climáticas, com enfoque em ameaças naturais edesafios institucionais. MÉTODOS: O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, baseadonum estudo de caso. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionáriosemiestruturado validado institucionalmente, respondido por uma equipa técnica do porto,após deliberação interna com múltiplas áreas operacionais. Os dados foram analisados comrecurso à análise temática e crítica do discurso institucional. RESULTADOS: Os resultadosestão estruturados em sete secções temáticas e revelam que o porto apresenta elevadaexposição a tempestades, ressacas, erosão costeira e chuvas intensas e temperaturas elevadas.Observa-se sensibilidade significativa nos armazéns de carga e aumento de custosoperacionais. Foram registadas medidas institucionais como planos de contingênciaactualizados, construção de infra-estruturas resilientes e inclusão de cláusulas climáticas emseguros. Contudo, persistem lacunas como a ausência de limiares operacionais definidos e deum plano estratégico de adaptação climática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultadosindicam que, apesar de avanços institucionais e técnicos, a resiliência do Porto de Maputopermanece condicionada por abordagens fragmentadas e ausência de sistematização daspráticas de adaptação. Recomendam-se a elaboração de um plano estratégico de adaptaçãoclimática, integração de sistemas de monitoramento em tempo real, definição de limiarescríticos e ampliação das parcerias para adaptação baseada na natureza.Palavras-chave: Infra-estrutura Crítica; Resiliência Portuária; Mudanças climáticas;Adaptação; Porto de Maputo
INTRODUÇÃO: O estudo aborda a problemática da vulnerabilidade climática de infra-estruturas críticas portuárias no contexto das mudanças climáticas. OBJECTIVO: O objectivodo estudo foi avaliar o nível de resiliência do Porto e dos Caminhos de Ferro de Maputodiante dos riscos e impactos das mudanças climáticas, com enfoque em ameaças naturais edesafios institucionais. MÉTODOS: O estudo é qualitativo, exploratório e descritivo, baseadonum estudo de caso. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionáriosemiestruturado validado institucionalmente, respondido por uma equipa técnica do porto,após deliberação interna com múltiplas áreas operacionais. Os dados foram analisados comrecurso à análise temática e crítica do discurso institucional. RESULTADOS: Os resultadosestão estruturados em sete secções temáticas e revelam que o porto apresenta elevadaexposição a tempestades, ressacas, erosão costeira e chuvas intensas e temperaturas elevadas.Observa-se sensibilidade significativa nos armazéns de carga e aumento de custosoperacionais. Foram registadas medidas institucionais como planos de contingênciaactualizados, construção de infra-estruturas resilientes e inclusão de cláusulas climáticas emseguros. Contudo, persistem lacunas como a ausência de limiares operacionais definidos e deum plano estratégico de adaptação climática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultadosindicam que, apesar de avanços institucionais e técnicos, a resiliência do Porto de Maputopermanece condicionada por abordagens fragmentadas e ausência de sistematização daspráticas de adaptação. Recomendam-se a elaboração de um plano estratégico de adaptaçãoclimática, integração de sistemas de monitoramento em tempo real, definição de limiarescríticos e ampliação das parcerias para adaptação baseada na natureza.Palavras-chave: Infra-estrutura Crítica; Resiliência Portuária; Mudanças climáticas;Adaptação; Porto de Maputo